segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Chamado, obediência, perseverança em amor

José João Mesquita




Antes de Jesus ir aos céus, ele deu aos seus discípulos cinco grandes comissões, que são para nós também da igreja do século XXI:

Mateus 28:18-20; fazer discípulos de todas as nações, batizando-os e ensinando-os aguardar (obedecer) tudo que Ele ensinou. Marcos 16:15; Ir por todo o mundo e pregar o evangelho a todas as criaturas. Lucas 24:47; Pregar a todas as nações o arrependimento para remissão de pecados. João 20:21; Nos enviou ao mundo como missionários. "Assim como o Pai me enviou eu também vos envio". Atos 1:8b; Nos enviou como suas testemunhas: "Sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra". Jesus também deu a eles e a nós cinco grandes promessas. Mateus 28:20b . "Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos". Marcos 16:17-18; "Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem em meu nome, expelirão demônios, falarão novas línguas...

Lucas 24:49 ; "Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder". João 20:22; "E, havendo dito isto, soprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo". Atos 1:8; "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo".

O Senhor acompanha, dá poder e autoridade aos que lhe obedecem. Aleluia.

Verdades centrais sobre Missões no Novo Testamento:

1 - Toda igreja é apostólica. Apóstolo quer dizer enviado. A igreja é a comunidade dos chamados para fora das trevas para a luz de Deus, para testemunhar de sua luz (I Pe 2:9-10).

2 - Missões é obedecer à ordem de Deus, ao seu chamado para testemunhar a toda criatura, todos os povos, todas as nações (Atos 26:19). Missões não é um programa da igreja é a verdadeira natureza da igreja. Deus criou a bananeira para produzir banana, a goiabeira para produzir goiaba e a igreja para adorar ao Seu Nome e fazer missões. Isto inclui evangelizar, discipular (ensinar), praticar as boas obras a toda criatura, a todos os povos. Somos chamados para sermos suas testemunhas na terra, para desta maneira glorificar o Seu Nome.

3 - Missões é uma obra de perseverança, é retirar vidas das mãos do inimigo (Atos 26:18), por isso é luta, é guerra, e exige nossas melhores emoções e muita perseverança.

4 - Missões é uma obra de amor. Só o amor ao Senhor e às suas criaturas podem nos mover a buscá-las, sofrer e dar nossas vidas por elas. Quando você abre a sua casa, se dispõe a liderar um grupo, a lutar pela vida dos outros, a servir num ministério, você vai crescer no amor, vai sentir melhor o pulsar do coração de Deus e talvez chegue até às lágrimas, isto é obra de Deus em tua vida. Cuidado para não perder o primeiro amor, a simplicidade, a alegria e o desprendimento de servir ao Senhor. A oração, a leitura e a meditação nas Escrituras preservam nosso coração de esfriar. Cuidado com pecados escondidos, amargura, o espírito crítico e ativismo. Eles secam a nossa alma e ficamos infrutíferos. Missões é o coração de Deus. Que Ele nos dê um espírito e uma mente missionária como Ele deu a igreja de Antioquia (Atos 13:1-3) e a igreja de Tessalônica: "porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas sobretudo em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós, e por amor de vós. Com efeito vos tornartes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia" . (I Ts 1:5-7).

Os princípios bíblicos para promover missões

1 - Oração - Tudo começa com oração. Jesus começou com 40 dias de oração e jejum. A igreja de Antioquia vivia em oração e jejum (At 13:1-3). A oração abre as portas para receber as orientações de Deus, quebra o poder das trevas e nos sustenta na luta e nos abre a visão.

2 - Visão - Oração gera visão que gera paixão. Quem recebe de Deus uma visão vai a ação e Deus vai junto com ele(a). A visão de Deus nos faz sonhar com o futuro, comprometer nossas vidas, pagar um preço e perseverar até mesmo quando tudo parece negativo.

Willian Carey (o pai das Missões Modernas) perdeu 10 anos de trabalho de tradução quando alguém ateou fogo em tudo. Ele não desistiu. Ele conseguiu traduzir a Bíblia em 37 línguas diferentes. Unção sobrenatural se levantou das cinzas. Quando Deus dá a visão Ele dá a unção

3 - Paixão - Visão é o sonho e a paixão é o preço a se pagar. A paixão levou Jesus à cruz. A cruz é o símbolo do que quer realizar algo para Deus. Estamos vivendo numa sociedade hedonista, pragmática em que as pessoas querem se livrar do sofrimento, também querem ser grandemente usadas por Deus, mas isso tem um preço, é preciso ir a cruz.

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias