segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Crescimento evangélico no Brasil

Paulo Cristiano e Pastor João Flávio Martinez




O protestantismo chegou a terras brasileiras com a invasão holandesa 1624-25. Os invasores trouxeram consigo a fé reformada e a espalharam-na principalmente entre os índios. De um inicio não tão expressivo devido à repressão católica que não admitia outra fé a não ser a implantada pelo catolicismo. As igrejas protestantes desde então, vem sendo no Brasil, mais do que em qualquer outro lugar, um fenômeno religioso que desperta o interesse dos peritos nessa área, devido ao vertiginoso e acelerado crescimento nas últimas décadas, que coloca o Brasil como segundo país no mundo em número de protestantes, só ficando atrás dos Estados Unidos. Esse prodígio vem principalmente das igrejas pentecostais que pulou de 9,5% em 1930 para 66% do total de evangélicos em 1980 sendo liderada pela Igreja Evangélica Assembléia de Deus que comporta o maior número de fiéis do país. O crescimento é tal que se continuar no mesmo ritmo, segundo estatísticas, a igreja evangélica no Brasil alcançara 50% da população no ano 2045.


Análise Comparativa das igrejas Evangélicas

Basicamente são três as ramificações que se apresenta no meio Protestante: Tradicionais, Pentecostais e Neopentecostal.

Tradicionais: Compreende principalmente as chamadas igrejas históricas que tiveram origem no início da Reforma Protestante ou bem próximo dela. São elas: Luterana: fundada por Martinho Lutero (1517) · Presbiteriana: Fundada por João Calvino (1549) - Anglicana: Fundada pelo rei da Inglaterra Henrique VIII (1534) · Batista: Fundada por John Smith (1609) · Metodista: Fundada por John Wesley (1740).

Pentecostais: Compreende as igrejas que tiveram inicio no reavivamento nos Estados Unidos entre 1906-1910. As experiências do "batismo no Espírito Santo" levaram os membros que experimentaram essa experiência a serem excluídos de suas antigas igrejas, formando assim outras comunidades que levaram o nome de Assembléias de Deus (não confundir com a denominação brasileira que leva o mesmo nome, enquanto que aquela é um movimento que reuniu várias igrejas que aceitavam a experiência dos dons espirituais no batismo com o Espírito Santo, esta ultima foi uma denominação fundada em terra brasileira), congregações etc... As principais igrejas pentecostais no Brasil são: Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja do Evangelho quadrangular, O Brasil para Cristo, Deus é Amor.

Assembléia de Deus: Fundada pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren (1911) é a principal expoente do pentecostalismo no Brasil. · Congregação Cristã no Brasil: Fundada por Louis Francescon (1910) · Igreja do Evangelho Quadrangular: Fundada por Aimée Semple McPhersom (1950) · O Brasil para Cristo: Fundada por Manoel de Melo (1955) · Deus é Amor: Fundada por Davi M. Miranda (1962).

Neopentecostais: Os neopentecostais são igrejas oriundas do pentecostalismo original ou mesmo das igrejas tradicionais. Surgiram 60 anos após o movimento pentecostal. Nos Estados Unidos, são chamados de carismáticos sendo que aqui no Brasil essa nomenclatura é reservada exclusivamente para um grupo dentro da igreja Católica que se assemelha aos pentecostais. No Brasil as principais igrejas que representam os neopentecostais são: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja da Graça, Sara Nossa Terra, Renascer em Cristo.

Igreja Universal do Reino de Deus: Fundada por Edir Macedo (1977) · Igreja Internacional da Graça de Deus: Fundada por Romildo R. Soares (1980) · Sara Nossa Terra: Fundada por Robson Rodovalho (1980) · Renascer em Cristo: Fundada por Estevan Hernandez (1986).

DIFERENÇAS ENTRE OS GRUPOS:

TRADICIONAIS X PENTECOSTAIS



Os evangélicos tradicionais diferem dos pentecostais apenas em relação à experiência do chamado "Batismo no Espírito Santo". Não aceitam o "Falar em outras línguas" (glossolalia) e dão forte ênfase no ensino teológico e no trabalho social, não se preocupam com usos e costumes como vestimentas e adornos.


PENTECOSTAIS X NEOPENTECOSTAIS

Os carismáticos formaram uma outra igreja coexistindo juntamente com os pentecostais mas sem se identificar com elas. Dão bastante ênfase ao louvor e são mais flexíveis teologicamente não permanecendo estáticos na doutrina como são os pentecostais. Distingue-se também quanto aos usos e costumes. É o grupo que mais cresce atualmente no Brasil devido a um maciço investimento na mídia, como é o caso das igrejas Universal e da Graça.

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias