sexta-feira, 16 de novembro de 2007



A Nossa História

Os CS nasceram no final dos anos 70, quando um grupo de surfistas adolescentes australianos teve a visão de alcançar outros surfistas. Austrália tornou-se assim o primeiro movimento nacional com um trabalhador a tempo inteiro, um jovem de 23 anos – Brett Davis. Outras nações seguiram o modelo australiano, lideradas pela Nova Zelândia em 1985, depois os EUA na década de 80, África do Sul em 1990, Reino Unido em 1990 e, mais recentemente, grupos no Tahiti, Portugal, França e Japão desde 1998. Os dinâmicos “Surfistas para Cristo” no Brasil operam desde 1990 e afiliaram-se em 2001. Outros grupos na América do Sul – Peru e Venezuela – afiliaram-se também em 2001.

Em 1993, os CS foram desafiados a pensar sobre como poderiam reflectir o Coração de Deus para a Missão Mundial. Os CS deram início então à primeira conferência internacional de surfistas cristãos, realizada no “North Shore”, em Oahu – Hawaii (1995). Nasceu então uma rede intitulada Surf Ministries Internacional. Relações fortes foram estabelecidas na conferência. Na terceira conferência (1997, realizada na Nova Zelândia, os CS foram desafiados a tornarem-se numa Missão internacional dirigida ao mundo. Em 1999 Brett Davis, assumindo o papel de director internacional, e a sua família visitaram todos os movimentos internacionais para mobilizar esta visão. A organização com o nome CSI tinha nascido e foi confirmada na 4.ª conferência internacional, realizada em Santa Cruz, nos EUA (2000).

A CSI encontram-se numa época fantástica da História. O Surf continua a crescer como um desporto mundial, com mais 10 milhões de surfistas, 36 nações membros da International Surfing Association e com uma presença crescente junto da cultura jovem mundial. Os CS possuem missões em 15 dessas nações, mais de 400 trabalhadores voluntários, 20 membros de staff e um corpo internacional unido que transcende denominações e diferentes contextos de surf. Temos uma estratégia onde Missões já desenvolvidas e amadurecidas adoptam Missões emergentes - A Austrália adoptou o continente Asiático, Nova Zelândia e a região do Pacífico; os EUA ficaram com a América Central e as Caraíbas; o Reino Unido adoptou o continente Europeu; o Brasil a América do Sul; a África do Sul o continente Africano. O projecto recente da Surfer’s Bible é um bom exemplo de um recurso extremamente bem sucedido para a Igreja utilizar. Os CS são reconhecidos como um ministério legítimo e mais oportunidades e empenho estão a surgir.

Para o futuro, a CSI vai atingir todo o seu potencial – A Igreja irá reconhecer os CS como uma das suas opções de ministério possíveis. A CSI irá criar missões direccionadas aos surfistas num vasto leque de nações. Vários Ministérios de especialidade irão ser criados. Será possível servir e trabalhar neste ministério com treinamento e desenvolvimento fornecidos.. A liderança crescerá na sua profundidade e maturidade. Existirá uma identidade Cristã dinâmica e avançada para a cultura jovem contemporânea. Os surfistas irão ver e reconhecer o seu potencial de Missão e irão encontrar o seu espaço no esforço de evangelização do reino de Deus. A Igreja, por todo o mundo, irá beneficiar com a parceria e exemplo dos CS.

Vem tornar-se parte da História da Christian Surfers Internacional.

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias