terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Vietnã: ser jovem e não ter liberdade



por: Gabrielle

O Vietnã considera jovem quem tem entre 13 e 30 anos. De seus 80 milhões de habitantes, mais da metade (51%) têm menos de 24 anos de idade. Isso significa que a população do Vietnã é muito jovem. Em muitas igrejas, eles formam mais de 70% dos membros. Estas estatísticas fazem dos jovens um crítico campo de batalha para o futuro do país e da Igreja.

Os jovens do Vietnã não são tão diferentes dos outros jovens do sudeste da Ásia e, talvez, de outras partes do mundo. Eles riem muito, fazem brincadeiras com os amigos, gostam de telefones celulares, vão a ciber-cafés e tão ligados na última moda. A pressão dos colegas é forte do mesmo jeito. Eles lutam contra a maioria dos problemas que nós, jovens brasileiros lutamos – falta de objetivos, comprometimento, crise de identidade, dificuldades com os pais e autoridades, namoro, sexo antes do casamento, escolhas da vida e decisões sobre os estudos, a carreira e o futuro marido ou esposa.

Entretanto, existe uma diferença importante entre nós e eles. Enquanto podemos adorar, evangelizar e pregar em liberdade, eles não podem. Um experiente pastor descreveu a situação dos jovens no Vietnã: “O comunismo é dono dos jovens, o governo não se importa que as pessoas idosas se tornem cristãs, mas não os nossos jovens. Eles protegem agressivamente os jovens de se tornarem cristãos, deixando difícil a nós alcançá-los para o evangelho”.

Reconhecendo os desafios que enfrentam os jovens cristãos, Portas Abertas iniciou um Treinamento de Jovens Líderes. Um dos temas do encontro é o evangelismo criativo. Em um dos encontros, após aprenderem, os participantes saíram para um parque da cidade e pregaram o evangelho. O ponto alto da atividade foi a conversão de 15 pessoas numa caminhada de meio dia pelo parque! Uma das pessoas envolvidas nesse projeto foi Gabrielle*. Para conhecermos um pouco mais da situação desses irmãos nossos, fizemos uma curta entrevista com Gabrielle, uma jovem criada em lar evangélico que hoje é líder de uma importante denominação que se reúne nas casas.

Conte-nos o tipo de educação que vocês recebem na escola?
Muitos jovens vietnamitas não crêem agora em nenhum deus. Nossos professores nos ensinam que não existe Deus. Somos bombardeados por esse ensino em nossas aulas de filosofia que, a propósito, são obrigatórias, e não podemos deixar de freqüentá-las. Podemos ter mais conhecimento, mas também nos tornamos muito suscetíveis a tantas falsidades e mentiras que a sociedade nos traz.

E na universidade, a experiência é parecida?
A maior parte do tempo, eu não sabia se devia ou não discutir minhas convicções cristãs. Os professores e colegas de classe sempre riem de cristãos como nós quando expressamos nossa crença. Normalmente somos colocados em situações embaraçosas. Chegou o momento em que eu mesma não agüentei mais o sistema. Deixei de comparecer às minhas aulas de filosofia várias vezes. Nas provas, eu simplesmente respondia o que era perguntado usando principalmente o que havia decorado do livro-texto. Estou irritada com a situação, mas sinto que não posso fazer nada para mudar o sistema educacional e a estrutura sob um governo comunista.

E quais são as condições quando você entra no mercado de trabalho?
Quando nos candidatamos a um emprego público, somos postos de lado assim que descobrem que somos cristãos, não importa quão bons somos ou impressionantes sejam nossos títulos. Os cristãos são deixados de lados nas promoções independentemente de quão excelente sejam suas performances.

Qual é a importância de treinar jovens líderes no Vietnã?
Treinamentos como o que tivemos são uma boa forma de encontrar outros irmãos e irmãs de outras igrejas. Ele nos deu mais tempo para estudarmos juntos. Tornamo-nos mais fortes quando participamos de reuniões como esta. O assunto em si é bom para mim. Fiquei sabendo a respeito de filosofia e o ponto de vista mundial de tal forma que estou mais preparada para falar a outras pessoas no futuro quando surgir o assunto. E, entre alunos universitários, ele vem muito à tona.

Por último, deixe uma mensagem aos seus irmãos que estão no ocidente.
Desejo que todos nós experimentemos Deus a cada Dia. Que nós, como jovens, amemos a Deus verdadeiramente. Se uma igreja ama a Deus, podemos fazer tudo. Não é preciso forçar pessoas ao treinamento ou freqüentar a igreja porque elas, por si mesmas, querem fazê-lo, por Deus, porque O amam.

Ore pelo Vietnã:
Ore pelos jovens cristãos vietnamitas, para que sejam firmes na fé e para que possam ganhar o seu país para Jesus.

Ore pelos jovens vietnamitas para que eles tenham o encontro pessoal com seus pares cristãos, o que os levará a compreenderem a necessidade do Salvador.

Ore pela situação social dos jovens. Não ter instrução significa dificuldade para o resto da vida em conseguir emprego para sustentar a família. Por isso os jovens realmente pagam um alto preço e têm de considerar o custo de seguir a Jesus.

Ore para que Programa de Treinamento Jovem de Portas Abertas se torne um ministério efetivo e ajude a preparar os jovens cristãos do Vietnã a se tornarem fortes testemunhas de Cristo em suas escolas e comunidades.

* por segurança, não usamos seu nome verdadeiro.
© Copyright Portas Abertas. Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias