quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Cristianismo um estilo de vida




Surfo a mais ou menos 8 anos e antes mesmo de saber dropar decentemente uma onda, a primeira coisa que fui ensinado é que surfe não se trata de um esporte e sim de um estilo de vida.
Mas o que define o surf como um estilo de vida?
Nós surfistas temos uma identidade visual, bernudão, tênis grandes,camisas de marcas de surf. Temos também uma linguagem própria com palavras como crowd, outside, rolé, cabeça de gelo, sem contar o clássico brother. Nos relacionamos de um modo místico com a natureza, tendo uma conexão em especial com as ondas, e é nelas onde encontramos um vinculo que nutre e estabelece relacionamento com outros surfistas. Nosso estilo de vida é tão próprio que ganhamos o status de Tribo, ou seja, somos uma sociedade com uma base ideológica em comum.
Caminho com Jesus a mais ou menos 5 anos, e da mesma forma que o surf essa foi a primeira lição que me ensinaram, CRISTIANISMO NÃO É RELIGIÃO E SIM UM ESTILO DE VIDA, mas o que será que torna o cristianismo um estilo de vida. Seria a identidade visual, as camisas de botão e estampadas com Jesus te ama, calças e sapatos sociais. A linguagem própria com palavras Haleluia, misericórdia irmão, vaso, benção isso sem contar o OH GLORIAS! E assim poderíamos continuar a lista...

Quando falamos em cristianismo como estilo de vida, não podemos nos fechar as semelhanças entre o estilo de vida do surf e o estilo de vida cristão. Porque coisas como vestuário, linguajar, e pertencer a um grupo de pessoas por uma ideologia comum não é o que em sua essência o que faz um cristão. Para demonstrar isso gostaria de passear com vocês nas escrituras.
A primeira vez que o termo Cristãos aparece é no livro de Atos 11:19-26, ‘Em Antioquia foram os discípulos pela primeira vez chamados cristãos’ (At 11.26)aqui o termo é grego, e foi aplicado aos crentes pelos não judeus, se referindo aqueles que seguiam a Cristo, aos discípulos.
Há algo interessante quando se fala de discípulo, quando Jesus chama alguem para ser seu discípulo, ele o chama para segui-lo passo a passo, para ser como ele foi. Nos tempos de Jesus discípulo era aquele que caminhava tão junto de seu mestre que sujava os pés com a poeira das sandálias daquele que ia a sua frente. Daí a entendermos que CRISTÃO significa pequenos cristos, que caminham assim como Cristo caminhou.

A essência da mensagem de Cristo é o AMOR, em Marcos 12:28-34 Jesus é questionado a respeito dos mandamentos e diz:

Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!
Marcos 12:30 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.

O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Marcos 12:32 Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele,
Marcos 12:33 e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.
Marcos 12:34 Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo.

A enfase da mensagem de Jesus, é o amor. Ele se entregou por amor a nós como sendo prova do amor de Deus por nós Rm 5: 8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Ele não só nos disse pra amar como ele mesmo era uma expressão de amor.

Sendo a essência de Deus o amor, como diz a Carta de João, sendo Jesus a expressão desse amor, o que queremos dizer quando o convidamos para aceitar a Jesus, o que queremos dizer quando proclamamos que Cristianismo é um estilo de vida e não uma religião, o que torna alguém um Cristão, um pequeno Cristo. De maneira simples posso responder O AMOR.

Primeiro de tudo, reder-se a esse amor, entenda que Deus te ama, que deu o seu filho AMADO como expressão do seu amor por você. Para que você pudesse experimentar o melhor desta vida e de uma outra, que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, e nem jamais penetrou em coração humano o que Deus preparou para aqueles que se rendem ao seu amor. Amor que traz descanso aos cansados, aos sobrecarregados porque seu julgo é suave e seu fardo é leve. Amor que liberta pois onde há o seu espírito ali há liberdade. Amor perfeito que lança fora o medo. Amor que nem fome, angustia, perseguição, nudez, morte ou vida, nem coisas do presente e nem do passado, podem nos separar.

Segundo ser uma expressão desse amor, um certo dia um Jovem perguntou a Jesus o que faria para herdar o reino dos céus, Jesus perguntou se ele cumpri todos os mandamentos Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
O jovem respondeu: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda?
Jesus respondeu: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.
O texto diz que estás palavras foram duram, para aquele jovem pois era dono de muitos bens, o que eu atento é que apesar te ser atento aos mandamentos o jovem não se dispôs a ser uma expressão deste amor, mesmo sabendo que deveria amar ao próximo foi incapaz de dividir plenamente o que tinha.
Ser uma expressão este amor é amar ao próximo pois como diz João aquele que não ama ao que vê é incapaz de amar a um Deus invisível, é levar o consolo, expandir a mensagem não só falando como agindo segundo a tal, é dar um abraço no amigo desesperado, é ser o consolo, instrumento de liberdade, é não julgar mais sim mostrar o julgo suave e o fardo leve, é chocar ao desconhecido com um amor, chorara com os que choram e se alegrar com os que se alegram, é ser luz mostrando o colorido da vida a alguém que só vê preto e branco, ser sal dando sabor a uma vida sem gosto.

Antes de ser preso, segundo o evangelho de João, Jesus orou. Rogou a Deus para que nós crescemos nele, orou pelos seus discípulos, os que o seguiam e também pleos que viriam a crer.


Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.

João 17:16 Eles não são do mundo, como também eu não sou.
João 17:17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
João 17:18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
João 17:19 E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.
João 17:20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;
João 17:21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

João 17:22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;
João 17:23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
João 17:24 Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.

João 17:25 Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste.
João 17:26 Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja. amor


Se o que define um surfista é o seu relacionamento com o MAR, o que define um Cristão é o eu relacionamento com Deus, se o que define um surfista é uma expressão de radicalidade e adrenalina, o que define um verdadeiro Cristão é ser um pequeno Cristo, é ser a expressão do REAL E VERDADEIRO AMOR, O DE DEUS POR NÓS.

Pare, reflita, ame e seja como Cristo.

Cauê Pascoa
sufistas de cristo e brother do Carlos

Se liga nas notícias