sábado, 2 de maio de 2009

A Oração


Por Carlos Bezerra

Estava lendo Mateus nesses dias e refletindo sobre os seus relatos sobre Jesus. Mateus tem o cuidado do registrar os ensinamentos de Jesus e o interessante é que, se percebermos, o evangelho dele possui cinco discursos de Jesus, cada um abordando um tema. Dividindo por temas, teríamos os discursos abordando a ética, discipulado e missão, o reino dos céus, a Igreja e o fim dos tempos.
Se percebermos, essas cinco divisões são baseadas nos cinco livros de Moisés e Mateus busca mostrar que Jesus é o cumprimento do Antigo Testamento.

Ultimamente tenho refletido sobre o primeiro discurso de Jesus que é o Sermão do Monte. Nele tenho percebido grandes desafios para nosso estilo de vida que é ser surfista e cristão.
No Sermão do Monte Jesus trata de assuntos que foram impostos pelos mestres da lei, pelo rabinos e busca, com seu estilo de vida, mostrar que há muito mais a ser vivido do que as leis da forma que estão sendo colocadas para as pessoas. Há muito mais vida para quem quer caminhar ao lado do Criador das Ondas.

No capítulo seis de Mateus, Jesus fala pros seus discípulos e para a multidão que estava por lá acompanhando seus ensinamentos, (e hoje fala a nossa vida também) sobre a oração. E o interessante é que ele começa a ensinar sobre oração falando exatamente de como não se deve orar.

Isso é muito importante porque na verdade ele denuncia as práticas religiosas que estavam sendo empregadas e que na verdade não traziam nenhuma relevância para a vida das pessoas e para a caminhada com o Criador.

Religião é o mesmo que religar, ou seja, nos religarmos ao Criador das Ondas. Religiosidade deveria ser um processo que nos aproximasse do Criador mas, infelizmente, a história tem mostrado que o homem tem distorcido esse processo e ao invés de religar, a religião tem criado carrascos que reprimem e agridem as vidas que buscam ao Criador.

Jesus exatamente faz isso quando inicia seu discurso sobre oração nos mostrando como não orar: (Mt. 6:5)

“E quando vocês orarem, não seja como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem visto pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.”

Tenho grande respeito a todas as formas de expressão de relacionamento com Deus. Como já conversamos, Deus não cabe numa caixa, não cabe dentro de nossa cabeça mas também me preocupo com sertas formas de expressão que acabam machucando e destruindo vidas pelo mundo a fora.

Tenho amigos quebrados, amigos que devido uma conduta religiosa acabam se frustrando com o Criador das Ondas. Vidas que falam que Deus não lhes responde e que muitas vezes é dito a eles que Deus não fala porque eles estão em trevas. Isso é muito triste e delicado. Vejo amigos sofrendo por não conseguirem obedecer as “leis” que lhes são impostas, vejo amigos que vivem correntes intermináveis de oração para alcançar objetivos materiais como se isso fosse esse o objetivo da caminhada com Deus.

Se você parar para analisar o que tem acontecido desde a época de Jesus, perceberá que junto aos que estão preocupados com as vidas também há os que estão preocupados com a sua vida, com a sua reputação. Vemos muitos que estão querendo na verdade se promover as custas de Jesus, as custas do Criador das Ondas.

E esse reflexo cai diretamente na vida da galera que caminha com esse tipo de religioso. Vemos pessoas realizando atos públicos de religiosidade como se, num passe de mágica, Deus fosse realizar o que querem.

Jesus diz pra gente que quando formos orar, devemos ir ao nosso quarto, fechar a porta e orar ao Criador das Ondas, que está em secreto. (MT. 6:6)

Interessante é que ele fala em ir ao quarto e nós pensamos literalmente no nosso quarto físico mesmo. Esse quarto, tenho entendido, é nosso interior, nosso íntimo e Jesus usa o quarto por ser um lugar onde descansamos, onde nos desarmamos para relaxar e recuperar nossas forças. Não há um lugar onde estamos mais desarmados que o nosso quarto, um lugar de intimidade, de descanso.

Nesse sentido Jesus diz que devemos estar buscando o nosso íntimo, longe do público e seus ruídos. Ele diz que busquemos em secreto e o Pai que nos vê em secreto nos recompensará.

Ele denuncia também a questão dos religiosos ficarem repetindo palavras e mais palavras como se fosse algo que convenceríamos o Pai do que queremos.

Eu sou pai e fico imaginando minha filha na minha frente parada me pedindo um sanduíche, tipo:

“Pai, me dá um sanduíche - Pai, me dá um sanduíche - Pai, me dá um sanduíche - Pai, me dá um sanduíche - Pai, me dá um sanduíche - Pai, me dá um sanduíche - Pai, me dá um sanduíche - Pai, me dá um sanduíche - Pai, me dá um sanduíche”

Cara, será que minha filha, pra me pedir algo teria que fazer isso? Ficar repetindo palavras até que eu entendesse?

Jesus diz que os pagãos pensam que por muito falarem serão ouvidos. (MT. 6:7)
E diz que o Pai sabe o que nós precisamos mesmo antes da gente pedir. (MT. 6:8)

Um pai humano que ama seu filho sabe quando acaba o cereal que ele tanto gosta, um pai humano que ama seu filho sabe quando a prancha dele ta ficando danificada e sabe quando presentear com uma nova. Um pai humano que ama seu filho sabe quando ele está doente e precisa de colo e remédio. Um pai humano que ama seu filho sabe quando é momento de dar bronca para que ele cresça e amadureça. Um pai que ama seu filho sabe dar as coisas que ele necessita para crescer saudável.

Cara, imagina nosso Pai, o Criador das Ondas. Se nós humanos sabemos dar boas coisas aos nossos filhos imagina Ele.

O convite que deixo a vocês aqui é o seguinte: Galera, quando orarem busquem verdadeiramente apresentar suas vidas nas mãos de Deus. Busquem verdadeiramente um lugar tranqüilo, um lugar onde você possa conversar com o Criador. Um lugar onde você possa ficar em silêncio e sentir que Ele está lhe acalmando, lhe ensinando. Procure se desarmar nesses momentos de oração, de refletir sobre você, sua vida, sobre o que tem feito, sobre como tem agido, se tem buscado direcionamento em Cristo. Se você tem conseguido traçar objetivos para sua vida, sobre o que tem lhe motivado a viver. Oração é algo que nos liga diretamente com o Criador. A criação é religada com o Criador através da oração. Momento especial que com o passar do tempo, da sua caminhada com Deus, você poderá experimentar em qualquer situação. Seja num ônibus, seja dirigindo, seja em casa tomando banho, seja dentro do mar surfando. Oração vai muito além de frases repetidas ou de expressar isso aos outros como se estivesse num momento de transe. Oração é a expressão de quem busca caminhar pelos caminhos que o Criador das ondas tem pra ele.

Boas Ondas

Um comentário:

Seu Brother Teu ;) disse...

Deus abençoe irmaozinho! Estive lendo Mateus esses ultimos dias.
Vale salientar que Deus todo podero e justo faz sua justiça valer com os hipócritas tbm.
Em Mateus 7:7 Jesus diz: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
E quando Ele diz que os hipócritas ja receberam seu galardao quando oram pra todos verem, Ele diz que de fato eles receberam o que buscavam: O reconhecimento e a glória dos homens!
O ponto é: Se Deus recompensa os hipócritas(pessoas sujas), com pedidos sujos porque Ele nosso Pai não iria recompensar as pessoas "limpas de mãos e puras de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente"?
Como Ele deixaria de honrar cada minuto de oração de uma pessoa santa com pedidos santos? Se Ele mesmo honra cada SEGUNDO que o hipócrita investi se vangloriando?
Agora tomemos duas pessoas involvidas nessa alinça:
A pessoa de Deus, que sabe dar boas coisas aos seus filhos, mais do que um pai carnal sabe dar ao seu filho carnal!
E a pessoa do servo que somos nós!
Não temos que nos preocupar mais com a parte que Deus vai fazer e sim SE NÓS ESTAMOS fazendo a nossa parte!
Vamos orar pro povo se ligar e para continuarmos ligados no que Deus nos fala, e principalmente E SIMPLISMENTE, para ficarmos literalmente LIGADOS com o Pai! O Eterno criador, que por misericórdia nos presenteou com esse esporte "de DEEEEUS" mesmo! UUUUUUUUH!!!
Que Jesus continue nos unindo em um só amor meu brother!
Abração!

Se liga nas notícias