terça-feira, 9 de junho de 2009

Relacionamento com Deus


"Você não vai encontrar um manual de instruções sobre como se relacionar com Deus". Foi a conclusão na qual cheguei após pensar muito nesse assunto. E seria mesmo impossível existir um guia de instruções que ensine tal coisa porque, assim como qualquer outro relacionamento que temos, o nosso com Deus é pessoal. Sempre ouvimos falar de Deus através de algumas analogias: como pai, amigo, esposo, Senhor. E acabamos por escolher a forma que melhor nos é conveniente. Um erro, considerando que Deus é, na verdade, tudo isso. Logo, nossa relação com Ele deveria ser de todas essas maneiras.

Mas como fazer isso? Um relacionamento com pessoas com as quais vemos diariamente e temos um contato físico, já é difícil. E um relacionamento com um Ser que não vemos e, muitas vezes, sequer esctuamos? Para nos relacionarmos com Deus é preciso um princípio básico, que é a fé. Mas para mantermos essa relação, é preciso agir como em qualquer outra:

* Devemos ouvir: não existe, por exemplo, uma amizade unilateral. Alguém que só fala e não está disposto a escutar, se priva de uma troca de experiência que traria maturidade. Em se tratando de Deus, a pessoa abre mão de ouvir Sua doce voz instruindo, consolando, ensinando. E a forma de ouvir a Deus é lendo a Bíblia.

* Devemos falar: apesar de ser a parte que mais gostamos, fazemos da forma errada. Não só para pedir, devemos falar com Deus para agradecer (pelas mínimas coisas) ou simplesmente para expor o que sentimos, o que esperamos, o que sonhamos. Deus sabe de tudo, certamente que sim, mas como em um relacionamento com um pai, por exemplo, é necessário que a gente diga.

* Devemos abrir mão: Em um relacionamento é preciso ceder algumas coisas que consideramos importantes. Coisas que possivelmente nos tiram do foco, nos fazem priorizar aquilo que satisfaça nossos desejos somente. Pois, assim como em um relacionamento entre um casal, é necessário cumplicidade.

"Mas isso não seria um pequeno manual?", pensei depois de tudo isso. Não. Esses são apenas passos a seguir se quisermos um relacionamento sólido com Deus. Não é um livro de regras e, obviamente, vai variar de pessoa para pessoa. Mas o fato é que, embora complicado, nossa relação com Deus deve ser alimentada todos os dias. Ou ela deixará de existir, assim como qualquer outra. Com o agravamento de que não é com qualquer pessoa.


Por: Sarah Toledo
www.paneladeideias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias