domingo, 27 de setembro de 2009

Atitudes


Por Carlos Bezerra

Marcos 10:46-52

Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.


Hoje eu queria convidar vocês a refletirem sobre essa história. Sobre as atitudes desse homem chamado Bartimeu. Eu percebo quatro atitudes no coração dele e queria refletir com vocês.



a) Assentado junto do caminho (atitude de humilhação)

Sabe quando a gente fica instigado, louco para sair numa comédia, balada. Quando a gente acorda já pensando como vai ser a comédia, quem vai estar lá, quem são as meninas que se vai chegar junto, no caso das meninas quem são os meninos que pode ser que role algo. A gente deposita todas as nossas fichas em cada um desses momentos.
Parece que tudo que precisamos na vida vai estar lá e que nada mais tem importância.

Muitas vezes entregamos nossa vida a esse estilo de vida. Entregamos nossa juventude, nossa vida a um ritmo que não leva a lugar nenhum.

Na verdade, sabe o que a gente procura quando vamos a um lugar desse tipo? Comunidade, pessoas verdadeiras, relacionamento verdadeiro. É uma sede da nossa alma que sentimos mesmo sem perceber.

E o pior é que encontramos um tipo de comunidade nesse tipo de lugar mas, um tipo de comunidade regido por valores nada legais, por valores que geram a destruição das nossas vidas a longo prazo.
Interessante é que depois que rola a festa o vazio chega e independente de ter sido bom ou não ficamos com a sensação que precisamos de mais. Mais um momento desses

Na verdade, com o passar do tempo, temos a sensação que esse tipo de coisa não leva a lugar nenhum.
Nos sentimos cansados, desanimados. Sabe aquele papo de amigo que diz: “Cara, não agüento mais esse ritmo de vida!”
Dizemos isso mas, muitas vezes, não saímos dela. Ficamos escravos dessa rotina de comédia e, sem perceber, alimentamos um comércio em torno disso. Um comércio que se alimenta da juventude e do seu dinheiro.

Estamos vivos, somos jovens mas, nos sentimos vazios, a beira da vida, a beira do caminho.

Bartimeu, o cego da nossa história de hoje estava cansado, sentado e beira do caminho. Ele não conseguia enxergar sua caminhada e já lhe faltavam forças para continuar. Ele havia desistido de correr atrás e mendigava. Buscava ajuda de quem passava por sua vida mas sua vida já não caminhava. Ele havia estagnado, parado a beira do caminho.
Bartimeu era fisicamente cego mas, muitas vezes, temos atitudes que representam uma cegueira. Uma cegueira da alma, da mente, do coração.

Não percebemos o que está acontecendo com a gente e não temos forças para reagir. Parece que as baladas servem como um ópio de vai anestesiando nosso corpo por mais um dia, mais uma semana, mai um mês, mais um ano.

Vamos vivendo assim, sentados a beira do caminho. Mendigando carinho, mendigando atenção superficial das pessoas, se achando “o cara” por curtir com a galera cheia de álcool, cheio de drogas, cheio de nada.

Muitas vezes somos cegos espirituais. Não percebemos a vida, o caminho, e preferimos mendigar.

b) Começou a clamar (atitude de coragem)

Quantas vezes já ouvimos falar a respeito de Jesus. Quantas vezes talvez você já tenha vindo aqui, já tenha participado de reuniões onde se proclama Jesus, o Evangelho.

Quantas vezes você pode até ter dito pra você mesmo que ia adotar esse estilo de vida pra você e acabou ficando no superficial.

A galera muitas vezes diz algo do tipo: Cara, eu não quero muito envolvimento não com esse lance de cristianismo. É só dar uma chegada na reunião da galera, conhecer o pessoal e pronto. Tá de boa.

Viver uma mentira também é uma cegueira e muitas vezes vivemos isso.

Nos dizemos cristãos como se fosse uma moda, uma marca. Continuamos cegos.

Bartimeu quando soube que Jesus estava passando perto de onde ele estava começou a gritar por misericórdia, por compaixão.

Bartimeu estava verdadeiramente decido a deixar de ser cego pois no seu coração ele estava percebendo que ali estava passando Deus. Quem podia mudar sua situação.

O único que podia mudar sua situação de vida. Deus.

E falando de cegueira é interessante a gente perceber que muitos repreendiam Bartimeu.

Muitos que estavam no caminho. Muitos que caminhavam com Jesus, não percebiam que Jesus iria curar, que Jesus desejaria que aquele homem voltasse a enxergar.

Muitos que caminhavam com Jesus eram cegos e nem sabiam. Não estavam percebendo a visão e o amor de Jesus.

c) Levantou-se (atitude de fé)

Jesus manda alguns dos seus discípulos o chamarem e num ato de fé ele se levanta e vai ao encontro de Jesus.

Há mais de dois mil anos Jesus tem mandado seus discípulos chamarem pessoas que não estão o enxergando a serem levadas ao seu encontro.

Pessoas que estão cegas na vida. Cegas por traumas, por perdas, por vícios, por depressão, por medo, por muitos motivos.

Hoje Jesus está recontando mais uma vez essa história aqui. Hoje pode ser o seu dia de perceber que está cego, está sentado e beira do caminho e que Jesus lhe convida a levantar-se.

d) Seguiu a Jesus (atitude de perseverança)

Quando Bartimeu chega diante de Jesus, Jesus lhe pergunta: O que queres que eu te faça?

Parece tão óbvio não é? O cara é cego mas Jesus pergunta a ele o que ele deseja no coração.

Bartimeu gritou a beira do caminho por misericórdia e Jesus pergunta agora o que ele deseja.

Precisamos saber o que desejamos verdadeiramente. Será que estamos mesmo desejosos de enxergar a vida e a nós mesmos?

Será que desejamos isso mesmo ou estamos somente querendo outras coisas de Jesus?

Será que não estamos querendo adequar Jesus a nossa vida, as nossas comédias e dizer que somos cristãos?

Precisamos saber o que queremos.

Queremos mudar de vida? Responda ao seu coração.

Jesus pergunta pra você hoje: O que você quer que eu te faça?

Bartimeu percebeu que viver a beira do caminho não era o melhor que a vida tinha pra lhe oferecer.

Uma vida que Deus nos deu para ser bem vivida. Uma vida cheia de valores nobres. Uma vida que gera em nós um caráter que é reflexo de Jesus de Nazaré.

Bartimeu pede para enxergar e Jesus lhe dá a visão.

A bíblia diz que Jesus diz para ele que foi a fé dele que lhe salvou. Foi ele crer em Jesus, no filho de Deus.

A bíblia também diz que ele seguiu a Jesus pelo caminho.
Ele não ficou mais a beira da vida. Agora ele estava no caminho e vivendo a vida abundante que Jesus prometeu.

Jesus hoje está querendo lhe devolver essa visão. A visão que perdemos por causa do pegado mas que por meio de Jesus temos a oportunidade de voltar a ter.

Ele pergunta pra mim e pra você o que queremos que ele faça.
Ele deseja que você possa enxergar a vida, o caminho, o Criador.

Ele deseja que você possa perceber que Deus amou tanto você que deu o seu filho Jesus para que você pudesse ter a vida eterna.
O convite hoje é para que você possa enxergar e seguir por essa aventura que é ser cristão.

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias