quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Teoria e ação



Fala Galera,

Sabe aquele brother que começou a surfar com você e, diferente de você que correu atrás de aprender e evoluir no surf, ele ficou somente na teoria? Aquele brother que compra revistas, lê tudo que rola no surf, acessa todo tipo de site de surf além de comprar DVDs e assistir vídeos de manobras, mas, no final das contas, quase não cai no mar?

Esse tipo de pessoa vai conhecer a teoria, entender como o surf acontece, mas, não vai saber executar por falta de prática.

Ou então, aquele estudante que, lê páginas e mais páginas do seu livro de matemática para fazer o concurso mas, não realiza os exercícios. Quando chegar no dia da prova, provavelmente, somente com a teoria na cabeça, não terá um bom resultado.

É o mesmo caso de muitos profissionais de hoje que saem das faculdades sem nenhum prepara prático. O estudante universitário que sai da faculdade com experiência em estágios, provavelmente, terá melhores condições de enfrentar o mercado de trabalho.

Semelhantemente isso acontece, e muito, no meio do cristianismo. Vemos, muitas vezes, teorias e mais teorias. Ouvimos pregações e mais pregações. Nos tornamos viciados em pregações e sabemos muita coisa em tese, na teoria, mas, não praticamos nada. Não colocamos a mão na massa.

Eu olho pra Jesus e vejo que ele denunciava a hipocrisia dos religiosos de sua época que não olhavam para a vida. Que, ao invés, de serem uma expressão do amor de Deus em meio ao povo, acabavam detonando com a fé das pessoas.

Thiago, discípulo de Jesus, escreve na Bíblia que uma fé sem obras é morta. Não se pode caminhar em direção a um ideal sem praticar, sem executar o que se acredita.

Não se pode viver cristianismo e não expressar o amor de Deus em meio as injustiças e acidentes naturais do nosso planeta.

A teoria precisa andar lado a lado com a ação. A fé, a caminhada, precisa andar lado a lado com as causas dos oprimidos, com as questões da nossa comunidade, da nossa vida.

Quer ver um exemplo? Um artigo publicado no Cearasurf falando sobre as enchentes em Alagoas e Pernambuco conclamou a comunidade do surf a ajudar, a ter compaixão dos que perderam seus bens, suas vidas. Logo, a comunidade do surf respondeu chegando junto através da Pena junto com o Corpo de Bombeiros, logo em seguida, a Associação de Surf de Caucaia fez sua parte e arrecadou doações para nossos irmãos atingidos pelo desastre das enchentes. A associação promoveu o Icaraí Surf Solidário, campeonato em prol dos atingidos pela enchente.

Isso é viver o amor de Deus! Isso é transformar a fé em obra, em ação. Não podemos ficar somente na teoria. A teoria é necessária para que saibamos por onde seguir, mas, precisamos seguir, agir, fazer a diferença.

Fico muito feliz em ver que o Criador das Ondas instiga corações a serem o amor de Jesus encarnado numa galera bronzeada e que ama deslizar sobre as ondas. Isso é cristianismo, essa é a causa de Jesus!

Que esse exemplo possa ser copiado mesmo por todos que se dizem discípulos de Jesus. Precisamos verdadeiramente fazer o bem sem esperar receber nada em troca pois esse é o verdadeiro espírito de quem vive ao lado do Criador das Ondas.

Boas Ondas,

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias