terça-feira, 22 de março de 2011

Planeta água


Fala Galera,

Dia desses após uma bateria, uma galera foi tomar uma chuveirada em uma barraca de praia na Beira Mar de Fortaleza e, para o espanto deles, não foi permitido. Depois de muita conversa entenderam que só rolaria chuveiro para clientes e ai, como não havia outra opção, tomaram uma água de côco e ficou “tudo certo”.

Ironicamente hoje é o Dia Mundial da Água e se você parar para observar, a água tem deixado de ser um direito natural do ser humano para se tornar algo privado, algo que precisa ser pago para consumir.

Lentamente, esse processo de privatização vem acontecendo nos últimos 30 anos. Hoje, dificilmente teremos acesso à água potável sem pagar, pois ela é privatizada e quase todas as fontes de água são particulares.

Você sabia que 884 milhões de pessoas no mundo não tem acesso a água potável? Imagina como isso não afeta o desenvolvimento de crianças por todo o planeta. Crianças que crescem sem acesso a água potável.

Olho para o Criador das Ondas e vejo ele dando a terra para a humanidade cuidar, administrar e temos feito muito mal uso dela. Temos detonado com a natureza, temos aterrado nossas praias, temos poluído o meio ambiente e entregamos os recursos naturais de mãos beijadas para a indústria capitalista.

Tanto eu como você somos responsáveis por isso. Quando ficamos calados, quando não buscamos agir em grupo, deixamos que alguém se aproprie.

Somos surfistas, amamos a natureza e nosso prazer vem dele, da consciência que temos de tudo que o Criador nos deu de presente. Ouvimos a galera de Itacaré brigando contra a privatização de praias e, muitas vezes, nem chegamos juntos para apoiar ou perguntar se precisam de algo. Ouvimos o Dunga Neto final de semana passado falando das obras no Icaraí, mas, acabamos nos limitando a colocar um comentário quando muito.

Precisamos nos unir, precisamos perceber que juntos somos uma classe e que podemos mudar um pouco do caos que nosso planeta tem enfrentado.

Hoje é o Dia Mundial da Água e, infelizmente, grande parte da população do planeta não tem acesso a ela.

Porque tive fome, e deste-me de comer; tive sede e me deste-me de beber... (Mateus 25:34-35)

Boas Ondas

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias