domingo, 6 de março de 2011

Qual a sua base?


Fala Galera,

Cada surfista possui uma base, um posicionamento dos pés na prancha que define seu surf e a forma que vai desenvolvê-lo no decorrer de da vida. Messias Félix é goofy, pé direito na frente, Fábio Gouveia e Alan Jhones são regular, pé esquerdo na frente. É algo totalmente pessoal.

A partir da base, o seu surf será definido nas ondas e a partir disso, você surfara para a esquerda de costas pra onda ou de frente, bem como nas ondas para a direita. Tudo se define a partir da sua base.

Assim como no surf, nossa vida tem haver com bases também. Todos nós temos bases na qual construímos nossa vida, nossa caminhada ano após ano.

Você possui bases e mesmo que não saiba, existem pilares nos quais sua vida está firmada. Quais são seus pilares?

Muitos firmam a base da sua vida no trabalho e com isso acabam se tornando escravos dele. O trabalho é algo super valioso na vida do ser humano. Ele traz condições para que possamos nos sustentar e para que possamos contribuir para o meio ao qual estamos inseridos. Só que, muitas vezes, entramos numa espécie de ciclo vicioso e acabamos nos tornando escravos do trabalho.

Já viu pessoas que só vivem para o trabalho? Elas acabam esquecendo que existe uma vida ao seu redor. Elas param de viver e só encontram sentido para a vida trabalhando. Acabam por não perceber os filhos crescendo, a esposa ou o marido que vive ao seu lado. Acabam por detonar afetivamente com quem faz parte da sua família. O tempo não existe para as pessoas, o tempo é só para o trabalho.

Outros, parecido com os que têm a base da vida no trabalho, acabam colocando a sua base no dinheiro. Começam se dedicando ao trabalho, mas o dinheiro se transforma em sua base. Ele vive para o dinheiro, as coisas só têm sentido se tiver muita grana no bolso e os valores que reinam em seu coração acabam por transformar as relações ao seu redor em mera moeda de comércio. “Tudo possui um preço na vida! Tudo está à venda!” é o lema de quem possui as bases no dinheiro. Muitas vezes, pessoas assim percebem muito tarde que estão solitárias e que tudo que gira ao seu redor é movido pelo dinheiro que possui. Outros acabam por perceber essa questão quando quebram e perdem a grana que possuía.

Acabam percebendo que tudo que estava acontecendo ao seu redor era movido por sua moeda de barganha. Onde estão os amigos que tanto davam tapinhas nas costas? Onde estão as pessoas lhe bajulando? Cadê a galera que freqüentava sua mesa e suas festas? Será que vão lhe convidar para alguma festa e bancar a sua noite? Acredito que não. Segundo o lema de quem vive assim, a pessoa vale o que tem e essa pessoa, quebrada, falida, não vale nada a partir da base que construiu para sua vida.

Há pessoas que firmam sua base no sexo, na balada e na comédia. Vivem dando sempre um jeito de ir a “aquela festa que vai bombar neste sábado”. Desenrolam a grana com o trabalho ou de alguma forma mas o importante é curtir e ficar com mais e mais pessoas. Galera jovem, bonita, sarada, meninas lindas, garotão estilizo. O lance é ficar com a(o)s tops da festa. Afinal a gente se produz pra estar pronto pra “guerra”. As pessoas que colocam a base da sua vida neste tipo de valores acabam se sentindo vazias. Você já saiu e curtiu pra caramba, beijou muita gente, bebeu todas e no outro dia se sentiu triste? Esse é o sentido de quem coloca suas bases neste estilo de vida. Enquanto jovens e bonitos a vida é uma festa mas, quando o tempo passar, e ele passa bem rapidinho, perceberá que não construiu relacionamentos verdadeiros. O garotão estava com você porque você era uma gata toda princesinha. O tempo passou, ele lhe usou e depois lhe trocou por outra novinha. Você garotão, se achava o bonzão, que pegava todas quando era jovem vai perceber que o tempo é implacável e um dia seu corpo não terá tanta atração assim. O que construiu além da aparência?

As bases são muitas nas quais se coloca a vida. Jesus nos apresentou uma base que traz sentido a tudo que fazemos na vida. A base que ele nos apresentou mostra que precisamos buscar estar lado a lado na construção da nossa vida com Deus. Quem busca ouvir os sinais de Deus na vida encontra o sentido maior para tudo. Encontra o amor e quem ama não consegue detonar com a sua vida nem com a dos outros.

Jesus disse que ele era o caminho que levava a Deus. Não existe outro caminho que nos leve ao sentido verdadeiro da vida. E que sentido é esse? É amar ao nosso criador, ter ele como a nossa base antes de qualquer coisa e amar ao outro como nos amamos.

Só assim encontraremos a base verdadeira da vida.



Boas Ondas

Um comentário:

Fjunor - Arcanjo disse...

amar o próximo como amamos a nos mesmos... essa é uma das grandes verdades da Bíblia e que verdadeiramente traz sentido para a vida! Deus te abençoe! =]

Se liga nas notícias