domingo, 18 de novembro de 2007

Falta informação nas praias de Fortaleza


TV Verdes Mares - 03/02/2006 - 10:32

Quem freqüenta as praias de Fortaleza não encontra nenhum tipo de orientação sobre os perigos do mar e da água.


Quem freqüenta as praias de Fortaleza não encontra nenhum tipo de orientação sobre os perigos do mar e da água. Adultos e crianças se divertem sem saber até que ponto é seguro entrar no mar, ou se a água está polúída. Pior, é tentar descobrir quem tem a obrigação de colocar as placas de advertência que poderiam salvar vidas. Este ano, foram registrados mais de 450 afogamentos na orla da capital.

Já pensou estar numa praia sem saber se ela está imprópria para o banho? Ou se existe algum trecho perigoso para quem não sabe nadar? A falta de placas de sinalização é motivo de reclamação entre os banhistas. O Corpo de Bombeiros mantêm, todo domingo, 12 postos de salvamento da Barra do Ceará ao Caça e Pesca, além de Cumbuco, Icaraí e Cauípe. As dicas para prevenção de afogamentos são passadas assim: de boca-a-boca.

Este ano foram registrados 460 afogamentos e uma pessoa morreu. Na avaliação do grupo de salvamento, as placas ajudariam muito o trabalho nas praias e o número de afogamentos seria bem menor. Para o carnaval, o Corpo de Bombeiros pretende colocar estas bandeiras na areia das praias para evitar acidentes.

A Guarda Municipal é parceira do Corpo de Bombeiros no trabalho de salvamentos. Mas quanto a sinalização de perigo no mar a obrigação é das secretarias executivas regionais.

Quando o assunto é poluição, ninguém assume a responsabilidade. A assessoria de imprensa da Secretaria Muncipal do Meio Ambiente (Semam) informou que, por enquanto, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) é responsável pela colocação de placas sobre a poluição nas praias. Já o superintendente da Semace, Romeu Aldigueri, disse que como se trata de controle urbano caberia a Semam. Ainda segundo ele, há cerca de três anos a Semace colocou placas nas praias, mas elas teriam sido destruídas pelos donos de barracas que temiam perder clientes. Para o banhista fica difícil se divertir assim.

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias