segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Missões, uma consequencia da vida cristã

Luiz Carlos-Espanha




No Evangelho de João 17:18, Jesus em sua oração ao Pai Ele afirma: "Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo." Temos neste versículo a real história sobre o que de verdade é missões. A palavra missões aparece duas vezes. Vem do latím "misio" que significa "enviar". Estar em missão, é ser enviado ou estar enviado por. E Jesus nos disse ali que não somente Ele está em missão, mas qualquer pessoa que se conecta com Ele se torna uma pessoa em missão.

No texto do Evangelho de Marcos 2:1-11 (também em Mt. 9:1-8; Lc 5:17-26) , lemos a história de um grupo de pessoas que compreenderam o sentido de "estar em missão" . Diz o texto (v.3) que "vieram alguns a trazer-lhe um paralítico, carregado por quatro" para que Jesus o pudesse curar. Não podendo entrar na casa, eles subiram ao telhado e, rompendo o teto, baixaram a cama onde estava o paralítico aos pés de Jesus. Marcos nos diz (v. 5) que "Jesus, vendo-lhes a fé", primeiramente perdoa os pecados do paralítico e, mais tarde, devido ao questionamento dos escribas de que Ele não podia perdoar pecados (algo exclusivo de Deus), Jesus para demonstrar a eles "que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados", ordena ao paralítico a tomar o seu leito e ir para sua casa.

Ao ler este texto podemos enfocar somente em uma das idéias principais, que é a deidade de Cristo e o seu poder. Porém, lendo este texto à luz do texto de João 17, vemos que aquele grupo de pessoas que foram ter com Jesus compreenderam o sentido "de estar em missão". Ele entenderam que "missão" é uma conseqüência da vida cristã. Eles entenderam que é impossível ter encontrado a Jesus antes e não se tornar uma pessoa de missão. Que missões é uma tarefa levada pela Igreja que requer criatividade, ousadia e sacrifício.

Três lições que podemos aprender:

1. Missões requer unidade de visão (v. 1-3): É tão bom saber que Jesus, por meio do Espírito Santo, continua a pregar, ensinar e guiar a Igreja. Aqueles homens tinham uma meta: levar aquele paralítico a Jesus. Sabiam que seria necessário sacrificar algo (tempo, esforço físico, disponibilidade...). Missões é feito pela Igreja – neste caso "alguns" e TAMBÉM pelos comissionados "quatro deles" – (Nisso vieram alguns a trazer-lhe um paralítico, carregado por quatro – v. 3).

2. Missões se faz com perseverança, criatividade e ousadia. (v. 4): Perseverança: "não podendo aproximar-se" – "removeram" (NVI). Criatividade: "removeram parte da cobertura do lugar" (NVI) As casas tinham uma espécie de terraço, geralmente tinham um escada ao lado para subir, eram feitaa de um tipo de material que, com um pouco de esforço, se podia romper. Ousadia: "OLHE PARA CIMA", busque maneiras diferentes, distintas, novas para levar as pessoas a Cristo. O "normal" seria passar pela porta, o natural seria buscar um "jeitinho" para chegar até Jesus, o normal seria continuar com nossos planos evangelisticos que há 100 anos funcionavam. OUSE! Olhe para cima, é de lá que nos vem toda a criatividade, é de lá que nos vem o que necessitamos para cumprir o que Ele nos disse que seria nossa tarefa, ou seja, a conseqüência de haver-lhE encontrado um dia em nossa vida.

3. Missões se faz com fé (v. 5): Observem que a fé que Jesus elogia aqui é a de todos aqueles homens, incluindo o paralítico. Fé de que Jesus não desprezará nossos esforços. Fé para obedecer o que Ele nos mandou – "Ide" por todo o mundo. Fé – a certeza das coisas que se esperam, convicção de fatos que não se vêem. É Fé para ver o que Ele pode fazer e irá fazer através da nossa obediência. TORNE-SE UM CRISTÃO EM MISSÃO!

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias