sexta-feira, 16 de novembro de 2007



Tem gente querendo se convencer
ou convencer racionalmente outras pessoas a repeito de Jesus.


Na verdade crer em Deus, em Jesus Cristo como Senhor e Salvador e no Espírito Santo como Consolador, não é mérito de ninguém. De fato para ser um crente em Jesus precisamos de revelação. Pois nenhum homem com suas faculdades mentais funcionando normalmente acreditaria que uma mulher poderia dar a luz a uma criança sem sequer ter tido uma relação sexual ou uma inseminação artificial. Pior, esta criança sendo fruto do Espírito de Deus e pior ainda, sendo o próprio Deus. Tem gente ainda querendo questionar Adão e Eva, Noé e o dilúvio, carruagem de fogo, Jonas na barriga da baleia, a abertura do mar vermelho, as muralhas de Jericó, Davi e Golias etc. Perda de tempo! Incontestavelmente pior é o nascimento de Jesus, sua morte e ressureição.

No evangelho de João 1: 11-12, diz que para se tornar filho Deus, deve-se primeiro receber a Jesus Cristo. Mas o versículo 12 diz que isto não é pela condição humana e sim pela vontade de Deus. Pedro passa por uma situação que explica muito bem o que eu quero dizer. A bíblia conta que Jesus faz a seguinte pergunta aos discípulos (Mt16:13-23): "...Quem diz o povo ser o filho do homem?" E depois de algumas respostas erradas Jesus faz novamente a mesma pergunta. Só que agora era para os seus discípulos (vs15): "...Mas vocês, quem dizeis que eu sou?" E Pedro acerta na mosca (vs16): "...Você é Cristo, o filho do Deus vivo." Mas Jesus explica que se não fosse pela revelação (vs17), jamais Pedro ou qualquer pessoa do mundo poderia dizer ou entender que Jesus é o Cristo.

Mesmo Jesus tendo explicado que era por revelação, Pedro deve ter se sentido o cara. Imagino o sorriso dele na frente dos seus amigos. Deve ter ficado com um sorriso congelado. Porque indepentente de qualquer coisa, ele havia sido usado por Deus. . . ele havia acertado na mosca. Imagine-se nesta situação! Eu, quando acerto alguma coisa já fico feliz. Como surfista quando escolho o pico certo para fazer uma bateria, acerto o pé na prancha e arrebento na vala; fico com este sorriso congelado no rosto o dia inteiro. E se pela revelação eu faço ou falo as coisas que Deus quer, fico mais feliz ainda.

Jesus encheu a bola de Pedro (vs18-19). Jesus começa a falar sobre a igreja e sobre o poder da oração. Pra isso, Jesus começa usando o nome de Pedro para fazer um jogo de palavras - nessas horas Pedro já deveria estar nos céus - por esse motivo algumas pessoas até acham que Pedro é o pai da igreja. Mas é um pensamento errado. Pois se continuarmos lendo o texto até o versículo 23, vemos que Jesus faz o mesmo jogo de palavras para repreender Pedro numa idéia errada. Jesus diz para os discípulos que deveria ir para Jerusalém sofrer muito, morrer e ressuscitar ao terceiro dia (vs21). Pedro - o mesmo que antes havia sido usado por Deus para trazer uma revelação sobre Jesus - agora dá um grande fora (vs22). Imagino ele ainda com aquele sorriso congelado puchando Jesus de lado e dizendo a coisa mais absurda: "...Jesus, tem compaixão de ti; você não irá morrer. Isso jamais te acontecerá. Vive para sempre ó Rei!". Que fora! Tomou uma invertida de Jesus: "Arreda! Satanás você é para mim pedra de tropeço..." O sorriso congelado de Pedro havia sido quebrado neste nomento. Poucos minutos atrás ele havia sido inspirado por Deus e agora a inspiração era diabólica. Pois estava contra o plano de Deus para redenção dos homens através de Jesus Cristo.

A verdade é que nós vivemos uma vida de acertos e erros. Eu preciso crer que a única maneira de viver uma vida de acertos é pela revelação do Espírito Santo em mim. Eu preciso que Deus fale comigo para poder tomar decisões. Se não for desta maneira só darei mancada - erros. Erros na hora de falar, erros para escolher, erros para pregar, erros para lidar com pessoas, erros e erros! Quando Pedro diz que Jesus é Cristo, o filho do Deus vivo, ele aje pela fé da revelação. E quando Pedro diz que Jesus não deveria morrer e ressucitar, ele aje pela fé dos sentidos - uma hora escrevo sobre isso.

João 5:19 diz que tudo o que Jesus fazia era semelhante ao que via Deus fazer primeiro. Mas ele por si mesmo nada fazia. Isto sim que uma vida de acertos. Isto que é revelação: perceber o que Deus está fazendo e imitá-lo.
Gostaria de não fazer o que acho que deve ser feito e sim imitar o que Deus está fazendo para ter convicção da maneira que deve ser feito - acertos.

Esta é a grande loucura da pregação. Não precisamos tentar convencer niguém a respeito de Jesus. Pois este papel é do Espírito Santo (Jo16:7-8).
Leiam também ICo1:18-31.

Valeu galera e boas ondas
Tropical

Foto: Robson David Müzel

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias