domingo, 31 de agosto de 2008

Ouvindo no Silêncio



Isaías 42: 12-16


Introdução:


Algum de vocês com certeza já passou uns dias num sítio. A gente que é urbano sente um choque muito grande com aquele cenário: animais no pasto, cheiro de terra, de plantações. O clima é outro, mas creio que algo que chama a atenção da gente em relação ao local é o silêncio.
Por mais que se busque ouvir o barulho da civilização a gente só ouve o silêncio.

O Silêncio:

O silêncio incomoda muitos de nós. No silêncio somos obrigados a ouvir a nós mesmos e considerar coisas que o barulho não nos permite fazer.

Quantos de nós não se esconde dos problemas por trás do nosso som bem algo ou da tv que passa o tempo todo ligada sem a gente assistir nada?

O que muita gente não sabe é que no silêncio é tempo de liberdade e planejamento, de reconstruir projetos da nossa vida.

No silêncio muitos projetos se transformam em ação. O silêncio é o tempo em que a gente assume o que realmente é e quer.


Uma História:


A Bíblia conta que Jacó e sua numerosa família foram morar no Egito. Deus havia falado várias vezes a Jacó mas assim que eles se instalaram no Egito, Deus ficou em silêncio por quatrocentos e trinta anos.
Nesse silêncio a família tornou-se um povo, formou caráter distinto dos Egípcios e amadureceu. Tornaram-se mais numerosos que o povo que os recebeu, mas foram escravizados.
Quando Deus rompeu o silêncio, enviou um libertador, Moisés e conduziu o povo a um nova terra.

Séculos mais tarde, Deus voltou a silenciar quase 450 anos.

Se após o primeiro silêncio Deus libertou a nação de Israel, no segundo preparou o povo para receber o libertador definitivo, seu filho, Jesus Cristo.

O porquê:

Porque eu contei pra vocês toda essa história? Pra que se hoje parecer pra você que Deus está em silêncio, saiba que é o tempo em que ele espera que você amadureça, faça escolhas, ponha em prática o que ouviu dele.

O silêncio de Deus é tempo dado por ele para que possamos nos tornar adulto espiritualmente.

O silêncio de Deus não é prejudicial. É tempo de preparo e de atitudes responsáveis da nossa parte.

O silêncio de Deus é como o ato de um pai que solta as mãos do filho para que ele dê os primeiros passos.

Conclusão:

Muitas vezes, como aconteceu com o povo de Israel, Deus se revela várias vezes em nossa vida e fala muito ao nosso coração. Mas em meio a esse relacionamento há momentos de silêncio que servem para que possamos por em prática o que Ele tem nos revelado e ensinado através da nossa caminhada.

Caminhar com Deus é ter a certeza que nunca mais estaremos sozinhos e que o silêncio é uma escola onde Deus nos prepara pro Seus propósitos.

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias