quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Um Convite Radical




(Mateus 11: 28-30)
“Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que exijo de vocês são fáceis, e a carga que ponho em vocês é leve.”

Introdução:

Quando li sobre esse convite fiquei me questionando: Cara, esse convite foi feito há mais de 2000 anos e ainda ta valendo. O que será que provocou e provoca ainda hoje essa carga pesada da qual Jesus fala? Pensando sobre isso eu trouxe três motivos, que eu creio, estão presentes no coração de quem Jesus convida a segui-lo.

1ºJesus nos convida porque temos SEDE ESPIRITUAL

Assim como nosso corpo precisa de água para viver, nossa alma precisa de Deus. João 4:13-14 fala sobre isso:

“Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.”

Essa sede por algo espiritual leva a gente muitas vezes a buscas “fontes” como a mulher samaritana que sempre ia buscar aquela água, nunca se saciava, nunca preenchia sua alma de verdade.

E ai a gente pega o lugar de Deus em nossas vidas e coloca algo que não vai nos saciar. Sabe quando a gente vive motivado por coisas que vão e vem em nossa vida? Tipo: ahhh, o que me motiva é a festa que vai rolar semana que vem, ou meu surf , minha prancha nova, minha manobra nova no skate ou o carro novo que vou comprar.... Nada contra essas coisas mas o que a gente acaba fazendo é colocando essas coisas num lugar onde elas não deveriam estar e ai elas vem na nossa vida e vão e a gente nunca se sente satisfeito.

Muitas vezes ainda a gente acaba se metendo numa babilônia total por causa daquela garota ou daquele garoto que detona todas. A gente se mete em comédias, bebedeiras e acorda no outro dia achando graça e já ligando pros amigos pra saber quando vai rolar a próxima... a gente acaba indo buscar água pra nossa alma onde não é legal, onde só há destruição nossa e de quem está nessa com a gente.

2°Para nos libertar da RELIGIOSIDADE

Lemos sobre os fariseus(Quem eram os Fariseus, seria interessante uma explicação sobre eles) e muitas vezes passa por nossa cabeça que eles eram os vilões da época de Jesus. Na verdade os fariseus eram os caras que tinham uma ligação com Deus.
Claro que eles tinham uma leitura errada do que era ser santo, ser um cara que caminha com Deus mas era como eles viviam e acreditavam ser o certo.
Jesus vem e acusa eles disso: chama eles de hipócritas. Hipócrita vem do grego e tem a ver com “ator”, ou seja, eles encenavam um papel de que eram santos, de que possuíam um espiritualidade mas nas verdade eles estavam mais preocupados com eles mesmos. As centenas de leis que eles diziam cumprir era só fachada. O povo tentava cumprir e claro não conseguiam e isso pra que buscava de coração ter Deus em sua vida devia ser muito frustante.

Em Mateus 23: 1-7 Jesus fala sobre eles:

Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos: “Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés.
Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam.
Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los.
“Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios( dizer o significado) bem largos e as franjas de suas vestes bem longas;
gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, de serem saudados nas praças e de serem chamados ‘rabis’.

Será que isso acontece hoje galera? Será que muitas vezes a religiosidade não afoga a oportunidade de muita gente vir a conhecer Jesus e a criar um relacionamento com ele a partir da sua própria vida.
Muitas vezes o “isso pode, isso não pode” faz muita gente dizer: cara, essa coisa de religião é pra gente perfeita, dá pra mim não...Quando na verdade Cristo veio propor uma outra coisa... discorrer sobre essa nova proposta



3°Justificar do PECADO

Romanos 5:12

“Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram”

Por causa do desejo de termos o controle de tudo, de ser auto suficiente, de ser Deus, o homem pecou.
A conseqüência é que vivemos dias onde o individualismo, o “é meu” reina e acabamos vivendo uma vida de solidão. Não sabemos em quem confiar, todos podem ser amigos ou nossos rivais na vida.
Deitamos de noite e não conseguimos dormir por causa dos nosso pensamentos de das coisas que vivemos e fazemos, não conseguimos relaxar. Ligamos o som nas alturas porque ficar no silêncio é cruel, incomoda nossa alma.

Apesar da gente muitas vezes não saber porque sente essas coisas elas fazem parte da nossa rebelião com Deus. Sem perceber estamos dizendo: fica ai na tua Deus, deixa que eu me cuido, eu sei o melhor pra mim.

Creio que esses três pontos: SEDE ESPIRITUAL, RELIGIOSIDADE E PECADO sejam entre muitos outros agentes que provocaram e provocam essa carga pesada que Jesus convida a entregar a ELE.

Mas o mais legal brother, é que como disse antes esse convite ainda está de pé. Faz mais de 2000 anos que ele foi feito pela primeira vez mas ainda hoje Jesus está me convidando e te convidando a entregar nossa carga pesada e encontrar descanso n´Ele.

- Ser cristão nos faz pessoas novas brother, adquirimos o alimento certo pra nossa alma e vida. Iniciamos um relacionamento com Jesus e nunca mais estaremos sozinhos nas situação que iremos viver.

- O melhor desse relacionamento é que ele é 24 horas, total, direto, banda larga com Jesus. Você pode compartilhar tudo da sua vida com Ele a qualquer momento.

- Você me pergunta: cara, quer dizer que então agora eu não terei mais problemas na vida? Eu te digo terá sim!

Você conhece aquele aparelho que na UTI sinaliza o coração funcionando? É uma linha que fica apitando subindo e descendo...
Quando ele fica rete, estável é porque acabou a vida.

Você quer ter uma vida estável, sem problemas... brother, onde tem vida tem altos e baixos igual a maquina do coração.

Na vida a gente vai ter dias de maior VIBE e dias tristes. A diferença de caminhar com Jesus é que tanto nos dias bons como nos ruins Eles estará conosco nos dando força e ânimo pra enfrentar a vida.

CONSCLUSÃO

O convite hoje é esse: Ta cansado de tomar na cabeça borther? Convida a Jesus pra surfar contigo, convida Jesus pra caminhar contigo. Não que você chame Ele com o desejo de ter um gênio da lâmpada no seu bolso mas entendendo que somos limitados e que necessitamos Dele pra caminhar. Precisamos de Jesus dentro de nós, ouvir sua voz nos direcionando. Ele restaura nossa caminhada e tudo se faz novo.

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias