terça-feira, 21 de outubro de 2008

Insider e Outsider


Capítulo 3

1 Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. 2 Ele dizia: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”. 3 Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías:
“Voz do que clama no deserto:
‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ .
4 As roupas de João eram feitas de pêlos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre. 5 A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a região ao redor do Jordão.
6 Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.
7 Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: “Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima? 8 Dêem fruto que mostre o arrependimento! 9 Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão. 10 O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será
cortada e lançada ao fogo.
11 “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. 12 Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga”.

13 Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. 14 João, porém, tentou impedi-lo, dizendo:
“Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”
15 Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou.
16 Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. 17 Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.


Introdução:

Hoje eu queria convidar você a analisar junto comigo a caminhada de dois grandes homens: João Batista e Jesus.
Apesar de primos eles possuem particularidades que são bem interessantes da gente analisar.

Eu defini o titulo da nossa reflexão de insider e outsider, porque? Vamos entender.

João e Jesus tinham ministério bem destintos mas interessante é que a Bíblia relata que os dois iniciam seus ministérios anunciando a mesma coisa: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.

O convite é o mesmo, ao arrependimento. Porém o estilo que eles utilizam são totalmente opostos.



João, é o outsider

Se olharmos para o ministério de João perceberemos que ele é intitulado “a voz que clama no deserto”. João viveu seu ministério lá no deserto, onde as pessoas iam procurá-lo, ser batizado, se arrepender dos pecados. Uma comunidade isolado do mundo

João é o outsider, do lado de fora. Vivia seu ministério isolado da sociedade, dos acontecimentos, do dia a dia. Quem quisesse caminhar com João teria que se isolar do mundo, sair da cidade. Ir a um lugar que tinha pouca vida. O deserto tem pouca vida.


Jesus, é o insider

Jesus inicia seu ministério a partir da religiosidade de João, ele é batizado mesmo contra o gosto de João que o realiza por respeito ao seu primo. Jesus diz que é necessário para que se cumpra a lei.

A lei tem sua importância e deve ser obedecida.

O interessante é que se analisarmos, o ministério de João meio que entrega o bastão para o ministério de Jesus em meio ao batismo e início de caminhada do Cristo.

Jesus é o insider, o inserido, o homem de dentro. Traz em seu ministério uma nova proposta. Ao invés de nos isolarmos do mundo para viver uma espiritualidade ele vai ao encontro do pobre, do ladrão, da prostituta, da sociedade.

Jesus vem ao encontro dos feridos, dos humilhados. Ele caminha pelas ruas. Come e bebe em banquetes enquanto que João não compartilhava de nada disso. João buscava o isolamento, o afastamento da vida para poder se relacionar com Deus.

Jesus vem nos desafiar a estar em meio ao mundo porém sem se tornar escravos do mundo. Ser separados vivendo na sociedade e sob todas as pressões de uma vida normal.

Jesus sabe que somos feridos, pecadores, que temos orgulho. Jesus conhece nossos corações e sabe nossas limitações.

O desafio dos nossos dias é esse brother, ser cristão da forma que Jesus foi, vivendo no mundo, não se isolando no “deserto” usando roupas esquisitas e comendo comidas exóticas pra dizer que é santo e que é de Deus.

O desafio é ser cristão a partir da nossa conduta, do nosso estilo de vida. Do que a gente faz dentro e fora da água. O evangelismo que mais fala aos corações é o que a gente faz a partir da nossa vida e não porque a gente passou uma hora pregando pra um brother que nem entendeu nada do que a gente falou.

O desafio é ser gente de verdade, ser cristão de verdade. Cristão que atende a realidade dos nossos dias. Que vai ao encontro do perdido assim como fez Jesus.

Se liga nas notícias