segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A Sabedoria


Provérbios 7:15-20

"Nesta vida sem sentido eu já vi de tudo:
Um justo que morreu apesar da sua justiça, e um ímpio que teve vida longa apesar da sua impiedade.
Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio; por que destruir-se a si mesmo?
Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo; por que morrer antes do tempo?
É bom reter uma coisa, e não abrir mão da outra, pois quem teme a Deus evitará ambos os extremos.
A sabedoria torna o sábio mais poderoso que uma cidade guardada por dez valentes.
Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque."



Como diria o Nazareno: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!"

Apesar de ser uma característica humana não devemos nunca ser extremistas. O equilíbrio na vida é um desafio constante e nunca conseguiremos ficar estáveis. Temos uma idéia linear da vida e sempre achamos que um ponto leva a outro diretamente. Pensamos que se formos justos seremos abençoados e se formos ímpios seremos condenados. De repente entramos em parafuso quando percebemos um ímpio se dando bem na vida ou então quando vemos uma pessoa justa passando por problemas horríveis. A vida é assim e a bíblia diz que o sol nasce para os justos e injustos.
Engraçado que é que gente mesmo cria essas regrinhas de que quem é o mocinho se dá bem e quem é o vilão se dá mal. E o mais interessante é que na própria bíblia vemos que as coisas não são bem assim. Os versículos que lemos acima estão nos falando exatamente sobre isso.

O capítulo sete de provérbio nos ensina grandes coisas sobre a sabedoria e um delas é que a vida não é linear, estável.
Não podemos olhar para a vida e achar que ela tem uma "receita de bolo" que se seguirmos vai dar tudo certo.
Contratempos existem e eles fazem com que possamos parar, refletir e aprender sobre algo. Quando buscamos a Sabedoria para viver, a própria vida se transforma na nossa escola.

Mais uma vez a sensibilidade é a peça fundamental para se viver uma vida abundante. Entender que momentos legais e não legais fazem parte da nossa caminhada e que Deus se encontra presente nas duas situações.

Liberte-se meu brother! entenda que Deus lhe convidou pra uma Trip fantástica! E nessa Trip você vai ter a certeza que Ele vai estar com você em todos os momentos.
Cultive esse relacionamento, abra o seu coração para Deus em oração, em voz alta, escrevendo... não existe regra, busque ouví-lo através da Bíblia e da vida. Deus fala de várias formas e aqui também não existe regra, esteja sensível a Sua "voz".

Essa aventura começa a cada manhã e hoje você mais uma vez está sendo convidado a viver mais uma parte dela. Continue avançando nessa alucinante Trip que é viver o cristianismo de forma total na sua vida.

Boas Ondas,

Carlos Bezerra

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias