segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Verdadeiro arrependimento


Por Carlos Bezerra

Lucas 5:17-26

Certo dia, quando ele ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da lei, procedentes de todos os povoados da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar os doentes.
Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus. Não conseguindo fazer isso, por causa da multidão, subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, bem em frente de Jesus.
Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: “Homem, os seus pecados estão perdoados”.
Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: “Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?”
Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, perguntou: “Por que vocês estão pensando assim? Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” — disse ao paralítico — “eu lhe digo: Levante-se, pegue
a sua maca e vá para casa”. Imediatamente ele se levantou na frente deles, pegou a maca em que estivera deitado e foi para casa louvando a Deus. Todos ficaram atônitos e glorificavam a Deus, e, cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas extraordinárias!”


Reflexão:

Olá Galera,

Esses versículos do capítulo cinco do Evangelho de Lucas traz pra na nossa caminhada grandes ensinamentos.
O primeiro deles é a importância da comunidade, dos amigos que caminham com a gente. Eu fico olhando pros amigos desse paralítico. Fico imaginando que eles se uniram e pegaram seu amigo paralítico e levaram a presença de Jesus. Fé, entendimento de quem é o Cristo e unidade. São esses, ao meu ver, algumas das características desses amigos. Eles levam seu amigo paralítico na sua maca e quando chegam lá avistam uma grande multidão. Isso não foi suficiente para fazê-los desistir. Eles movidos pela amizade, pela fé em Jesus, sobem pro telhado e abrem uma passagem pro paralítico descer.
Grande exemplo de amizade e unidade esses amigos deixam pra gente. Uma fé tão genuína que até Jesus se impressiona.

Quantas vezes nos omitimos de levar nossos amigos que estão se afastando da caminhada de volta pro caminho. Quantas vezes percebemos aquele brother que estava ao nosso lado caminhando e vivendo experiências lindas de restauração e transformação no caráter de repente se afastar de tudo e todos.
A lição que esses amigos deixam pra gente é de muito valor galera. Se a gente olhar pro nosso amigo que caminha conosco com esse sentimento de responsabilidade, de cuidado com ele. Com certeza estaremos vivendo o Caminho que Jesus deixou pra gente. Cuidar uns dos outros e levar a presença de Deus em oração o amigo quando ele se sente em pecado e não consegue ficar na caminhada.

Uma segunda lição que tiro desses versículos é com relação a como a gente se coloca diante dos pecados que nos fazem ficar “paralíticos” na caminhada. Ficamos imóveis e não seguimos adiante nessa aventura tão maravilhosa que é viver o cristianismo.

Os amigos do paralítico perceberam que ele não teria condições de ir até Jesus e resolveram o problema com criatividade, unidade e fé.

Jesus diz que os pecados dele estão perdoados mas os fariseus e mestres da lei questionam sua autoridade. Jesus estava ali perdoando os pecados do rapaz e fazendo com que ele pudesse continuar sua vida livre dos seus sentimentos de erros e falhas no coração.
Para mostrar para os fariseus e mestres que Ele tinha autoridade de Deus ordena que o rapaz se levante pegue a maca e volte pra casa.

O Que fala mais alto? Perdoar os pecados ou se levantar e andar.

O que os fariseus não entenderam é que perdoando os pecados do jovem ele iria retomar sua caminhada e tudo se faria novo na sua vida. Eles não conseguiam entender isso. Estavam habituados a olhar pros atos e não pro coração das pessoas.

Temos entendido nossos pecados ou estamos só querendo “se livrar” do remorso e continuar a caminhar e viver? Temos entendido verdadeiramente onde vacilamos e temos buscado em Cristo restauração para as falhas?

Muitas vezes agimos somente querendo o perdão instantâneo da falha e quando é lá na frente vacilamos novamente na mesma coisa. Quando buscamos parar, refletir sobre nosso pecados, quando buscamos em Cristo forças para superar as falhas, verdadeiramente começamos uma restauração no nosso caráter.

Não tenho dúvidas galera que é melhor “ouvir” de Jesus que seus pecados estão perdoados do que só receber a benção de levantar e seguir de qualquer jeito.

Que possamos verdadeiramente seguir pelo Caminho que o Criador das Ondas nos deu de presente por meio do Cristo. Que possamos estar conscientes das nossas falhas, até porque sempre haverá na gente pois somos humanos e pecadores. O que nos diferenciam é que nós temos consciência que o Cristo morreu por TODA a raça humana para que pudéssemos ter vida e vida abundante. Cabe a cada ser humano ter esse entendimento e encontro com o Criador das Ondas.

Se liga nas notícias