quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Imitador ou discípulo?


Escutamos muitas pessoas dizendo que são imitadoras de Cristo, que fazem “isso e aquilo”, que curam, que operam milagres e muitas outras coisas, mas a Palavra de Deus nos adverte a respeito de algumas pessoas que dizem “fazer e acontecer” em nome do Senhor. Nas escrituras encontramos a seguinte citação no livro de Mateus 7.23: Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.


Chegamos a seguinte conclusão: nem todos são o que realmente dizem ser. Ou melhor, o coração está sendo movido por orgulho e não por amor ao próximo. Querem ser reconhecidos e não buscam de Deus para transmitir. São pessoas que agem por impulsos próprios e não por ordem do Senhor. São apenas imitadores, vazios, conhecedores apenas das letras escritas na Bíblia e não de Quem a escreveu. O imitador apenas refaz um ato, sem saber ao certo qual a essência desse acontecimento.


O discípulo é diferente. Seu coração deseja apenas conhecer mais e mais do seu mestre. O discípulo quer intimidade, ele quer e deseja mais que tudo estar com seu senhor. No nosso caso, devemos buscar o mesmo. Devemos querer, desejar, buscar desesperadamente estar na presença do nosso Senhor, Jesus Cristo.


A intimidade com Deus deve ser o maior anseio do nosso coração. Devemos estar sedentos por ouvir mais, aprender mais e não ficarmos somente com os conhecimentos que adquirimos da Bíblia. Não que não devamos ler e aprofundar nossos estudos bíblicos, mas devemos aprofundar nosso relacionamento com Deus a cada dia.


Assim vive o discípulo. Nosso Mestre, Jesus Cristo, está vivo e deseja ter intimidade conosco. Basta desejarmos estar com Ele, pois Ele sempre espera por uma palavra nossa. O discípulo fala, mas ouve muito também. É ouvindo que sabemos as diretrizes que Deus quer nos transmitir. Existem aqueles que apenas falam, falam, falam e falam, mas na hora que Deus quer começar a conversar com eles, saem e o deixam para trás. Essa não é a atitude real de um discípulo.


O discípulo quer estar no colo do seu mestre, descansando e aprendendo dele o máximo que puder. Podemos ver em diversos textos bíblicos a ação dos verdadeiros discípulos.


Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus DISCÍPULOS. (Mateus 5.1.)


E, entrando ele no barco, seus DISCÍPULOS o seguiram. (Mateus 8.23.)


Ora, estando ele à mesa em casa, eis que chegaram muitos publicanos e pecadores, e se reclinaram à mesa juntamente com Jesus e seus DISCÍPULOS. (Mateus 9.10.)


Levantou-se, pois, Jesus, e o foi seguindo, ele e os seus DISCÍPULOS. (Mateus 9.19.)


Então, de acordo com os textos que você leu e com o que tem vivido, aonde você melhor encaixa? Discípulo ou imitador?


Ainda há tempo para você que quer ser um verdadeiro discípulo do Senhor. Ele está de braços abertos esperando que você corra para Ele querendo aprender mais, conhecer mais, desfrutar de uma intimidade única e verdadeira com o Pai!!


Que a graça, a paz, a sabedoria, e todas as outras coisas que a intimidade do Senhor podem acrescentar a você estejam contigo, amado discípulo do Senhor!


Breno Amaral

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias