quinta-feira, 7 de maio de 2009

"Igreja Primitiva"


Atos 2: 42-47


42 e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

43 Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos.

44 Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.

45 E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um.

46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,

47 louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.




Muitas vezes aprendemos e lemos que o objetivo da nossa comunidade, da nossa galera é olhar para a igreja primitiva e buscar inspiração nela para a nossa tribo.

Interessante é que romantizamos muito as coisas e olhamos para a igreja de Atos e achamos que ela era perfeita, que lá tudo dava certo, que um dia verdadeiramente seremos iguais a ela.
Na verdade, precisamos primeiramente saber o que é que chamamos de igreja primitiva.

Qual igreja primitiva?

A igreja de Corinto?

A igreja que o filho traía o pai com a madrasta?

A igreja que fulminava quem lhe traía?

Temos que perceber que somos seres humanos e que somos pecadores. Não somos perfeitos e buscamos em Cristo restauração para nossas limitações.
Quando projetamos a igreja primitiva, a igreja do século primeiro como perfeita e como alvo a ser alcançado em nossos projetos de comunidade, estamos na verdade buscando algo que está fora da nossa realidade, estamos projetando nossa caminhada em comunidade para algo que não existiu em termos de perfeição e modelo.
Olhamos para nosso grupo e pensamos algo do tipo: um dia seremos uma galera perfeita
igual a "igreja primitiva".

Lidamos muito mal com quem está em processo de restauração de vida. Sem querer nos sentimos "superiores" por estar em um aposição menos desconfortável e muitas vezes exterminamos das nossas relações alguém que não se adéqua ao perfil da nossa "comunidade perfeita".

Temos que perceber que nossa galera, nossa tribo cristã não é perfeita e que em Cristo devemos buscar sim transformar sua vida, seus valores mas devemos perceber que esse processo leva tempo e que temos que ser os braços e mãos de Cristo em todos os momentos da vida dos que estão conosco na caminhada.

Não devemos julgar nem condenar aqueles que estão em processo de restauração, nem devemos ser cúmplices deles nas transgressões. Devemos amá-los.

Que a "igreja primitiva" não seja uma "arma" com a qual apontamos em direção a nossa galera como forma de denunciar ou julgar a sua caminhada comparando com algo que era tão limitado e imperfeito como a nossa tribo é.

Boas Ondas,

Carlos Bezerra

2 comentários:

felipedjc disse...

Caramba. Acabei de voltar do 'Saia da Caixa'. Foi a segunda vez que fui a Betesda da aldeota e mais uma vez me encantei, mesmo não sendo surfista, rsrs. Estava olhando no site e comecei a fuçar, dai achei o blog. Maravilhoso também! Espero um dia ter a oportunidade de participar das reuniões. Que Deus o abençõe muito. Abração ;)

Carlos Bezerra disse...

Olá meu brother! Fico feliz que tenha gostado do SAIA da CAIXA. =]
Sinta-se desde já convidado a fazer parte das nossas reuniões. Nos reunimos todas as sextas-feiras no mesmo local e no mesmo horário (19:30)
Abração e até a próxima! Deus abençoe sua vida.

Se liga nas notícias