quarta-feira, 13 de maio de 2009

Julgando o brother


Por Carlos Bezerra

Mateus 7:1-6

“Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.
“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.
“Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão.


Tenho refletido a respeito desse trecho do evangelho. Ele faz parte dos ensinamentos de Jesus para que a gente possa ter uma vida abundante, completa.

Jesus desafia a mim e a você a não julgar o próximo e eu fico pensando a respeito do motivo para que a gente não julgue o outro. Fico pensando a respeito do que temos entendido e aprendido a respeito desse ensinamento.

A gente escuta as pessoas dizerem “Não julgue pra não ser julgado” e com essa frase entendo algo mais ou menos assim:

“Olha, não julgue ninguém porque se você julgar, um dia Deus olhará pra você e julgará da mesma forma que você julgou. Portanto, não julgue porque senão você será punido.”

Olho para essa interpretação que se faz e ela não encaixa no Jesus que tenho conhecido e buscado como referencial para minha vida. Será que Jesus estava dizendo isso pra gente? Algo parecido com isso? Será essa a interpretação da vida abundante que Ele nos prometeu que teríamos?

Deus, em Cristo, nos perdoou todos os nossos pecados e transgressões. Deus perdoou a nossa natureza pecadora por meio da morte e ressurreição de Jesus. Como pode Jesus estar dizendo que seremos julgados conforme o que fizermos? Se fosse assim já estaríamos detonados!

Percebo e vejo um convite diferente com esse ensinamento de Jesus. Percebo um mestre que busca trazer a verdadeira vida para as pessoas que a procuram. Vejo Jesus nos dizendo com esse ensinamento algo mais parecido com isso:

“Brother, julgue a si mesmo. Não fique procurando falhas nos outros porque todos vocês são pecadores e possuem falhas no caráter. Se preocupe em trabalhar sua vida, em buscar reconhecer suas falhas, buscar restauração na sua vida e não ficar olhando para vida do cara do lado. Você não tem esse direito! Você é um pecador e não tem o direito de julgar ninguém.”

Toda a raça humana é pecadora e o desafio é cada um buscar dar o melhor de si e não ficar detonando o outro e se sentindo superior. Quando julgamos ou criticamos alguém, na verdade estamos nos sentindo superiores ao outro e isso não existe. Somo todos iguais, feitos a imagem e semelhança do Criador.

Deixe o cisco do irmão quieto e cuide de buscar restauração para a trave que está no seu olho.

Outra questão interessante nesse ensino de Jesus diz respeito ao versículo 6. Muitas vezes aprendemos que lemos que os cães e porcos falados aqui são pessoas e isso não encaixa mais uma vez com o Jesus que tenho conhecido.

Não consigo ver Jesus chamando pessoas de cães e porcos. Entendo que cães e porcos aqui são o estado da alma das pessoas que se encontram nos seus relacionamentos e isso tem muita diferença. O estado da alma das pessoas que Jesus adverte pra gente ter cuidado.
O sagrado é a nossa vida construída com Jesus, nossa construção da vida abundante. Isso é sagrado, nossa vida é sagrada e Ele nos convida a ter cuidado com quem a gente a compartilha. Não basta o romantismo da nossa sinceridade, temos que ter cuidado com quem abrimos nossa vida, nossas experiências.

Veja com quem você divide suas experiências humanas e espirituais. Veja com quem você abre seu coração. Não basta ser cristão ou da igreja. Isso não significa nada. Busque sensibilidade nas amizades e saiba com quem abre o coração.

Você já viu alguém servindo suas preciosidades da alma a quem não tem alma?

Tenho entendido que esse ensino de Jesus passa por aqui. Tenho entendido que ele está nos dizendo que não temos o direito de julgar as pessoas, não somos juízes e temos que ter cuidado com quem abrimos e revelamos nosso coração, nossos sonhos e projetos. Ser cristão não quer dizer que somos ingênuos. Temos que ter discernimento.

Boas Ondas

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias