segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sabedoria para uma vida radical


Por Carlos Bezerra

(livro de Eclesiastes)

Salomão escreve eclesiastes reconhecendo que tudo que fez na vida, o foco que colocou nos seus objetivos foi em vão.
Salomão reconhece que correu atrás do vento, que o seu alvo se perdeu na caminhada. Certa vez Deus pergunta a ele o que ele desejava e ele pede Sabedoria a Deus. Esse foi um tempo onde sua caminhada estava alinhada com Deus, Ele era o foco, o alvo a alcançar. Nesse período Salomão entendia que a amizade com Deus era o que existia de mais precioso na vida.

Sabe quando a gente deseja muito uma coisa e que a gente luta e corre atrás de conquistar e quando conquistamos realmente o que desejávamos parece que não sabemos o que fazer com a conquista? Creio que foi isso que aconteceu com a caminhada de Salomão. Ele recebeu o que havia de mais valioso para um homem até hoje desejar que é Sabedoria e uma vez conquistando essa Sabedoria ele parece que não soube manter a relação com Deus. Parece que seu foco em Deus foi transferido pra si mesmo. Parece que a Sabedoria recebida para lidar com sua vida perdeu a referência da fonte.
Percebo ele dizendo algo do tipo: “Cara, as decisões que estou tomando na vida estão me fazendo com que eu me dê bem. As decisões que eu estou tendo são minhas e vem da minha cabeça.”

É como se em algum momento de sua caminhada ele perdeu a sensibilidade de buscar em Deus a Sabedoria e achou que ela vinha dele mesmo. Mais uma vez o homem é perseguido por sua maior tentação na vida. A tentação de ser o seu próprio Deus.

O desafio que percebo Salomão fazendo para todos nós a partir do livro de eclesiastes é: perceba o que é mais precioso na vida, olhe com a minha experiência e perceba o que aprendi. Pare um pouco e reflita sobre a sua vida e sobre as suas escolhas. O que tem sido prioridade na sua vida. Como você tem administrado seu trabalho, seus projetos. Onde tem buscado direcionamento. Salomão nos dá uma lição em eclesiastes e eu convido a você a ler esse livro da bílbia.
Ele está repleto de instrução da mais pura Sabedoria de Deus.

Boas Ondas,

2 comentários:

Thyago F.S. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thyago F.S. disse...

Da hora seu texto brother!
Achei seu blog buscando uma foto no google images pra por no meu blog de surf! Espero que não se importe de eu usá-la? Mto da hora os irmão fazendo a roda no mar. Se tiver algum problema eu tiro, sem crise.
Se quiser dar uma olhada:
sabedoriadosurf.blogspot.com
Paz!

Se liga nas notícias