quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Festa


Por Carlos Bezerra

Mateus 26: 17-19
No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento, os discípulos chegaram para Jesus e disseram: Jesus, onde é que a gente prepara a nossa festa da Páscoa?
E ele disse: Vão até a cidade, lá vocês vão encontrar um homem e digam pra ele que o meu tempo está próximo e que na casa dele celebrarei a Páscoa com meus discípulos.
E os discípulos fizerem como Jesus mandou e prepararam a Páscoa.



Fala galera,

Faz mais de dois mil anos desde que rolou o que a gente acabou de ler ai. Os discípulos de Jesus se preparando para celebrar uma festa que faz parte das comemorações judaicas, a Páscoa.

Interessante é que Jesus pega a festa da Páscoa e realiza dentro dela um memorial que nos une a ele em uma festa, em uma celebração. A Ceia do Senhor.
Hoje a gente participa de um ritual em nossas comunidades que nos faz lembrar dessa festa e devido a todo o processo da história, do tempo e das culturas acabamos perdendo algumas percepções que são muito legais de observar.

Primeiro, a Ceia do Senhor, antes de qualquer coisa, tem o objetivo de celebrar, tem o objetivo de festa. E festa é algo que deixa muitas expressões se formos analisar.
Os discípulos preparam a festa, a ceia, e ela se inicia antes mesmo de tudo ficar pronto. A festa começa exatamente quando se pensa em realizá-la. Quando se pensa no lugar onde vai realizar, quem vai ser convidado, o que vai rolar nela. Tudo isso faz parte da festa, da celebração.

E tudo isso não é resolvido por uma pessoa. Pelo menos não deveria ser. Há uma interação de pessoas que juntas buscam uma unidade para preparar a festa.
Quem já organizou um luau sabe do que estou falando. Não dá pra fazer tudo sozinho, tem que haver uma equipe, pessoas que sonham o mesmo sonho, ou seja, que sonham a festa.

Há toda uma preparação dos alimentos. Não é como hoje que vamos a uma padaria ou supermercado e compramos o pão e o vinho. Havia a necessidade de preparar o pão. A massa era amassada por eles que em meio a preparação deveriam conversar e compartilhar histórias. Havia vida em meio a toda a preparação.

Os convidados para a festa do Senhor são todos. Os cegos, aleijados, as prostitutas, ladrões, discípulos e até mesmo inimigos que podem estar articulando uma traição sobre nossas vidas. Mas esse é o clima de festa. Lá dentro todos estamos unidos em um só objetivo, celebrar a festa.

Na festa deixamos de lado nossas preocupações e problemas. Perdoamos as ofensas e as mágoas que nos fizeram. Pedimos perdão pelo que fizemos aos outros. Na Festa não há espaço para intrigas. Podemos até estar cheios de problemas e angústias na alma mas celebrar a festa nos faz olhar para frente. Olhar para um futuro e ter esperança. A festa nos proporciona isso. Como seria bom se pudéssemos vivenciar a experiência da festa em nossas vidas!

Que eu e você possamos olhar para a Ceia do Senhor com um olhar de festa. Um olhar de quem está vivenciando um memorial que é realizado há mais de 2000 anos e que aguarda ansiosamente o dia onde Dono da festa estará novamente bebendo e comendo com a gente.

Boas Ondas

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias