segunda-feira, 27 de julho de 2009

Seguir o Caminho



Por Carlos Bezerra

Mateus 8: 18-22

Quando Jesus viu a multidão ao seu redor, deu ordens para que atravessassem para o outro lado do mar.
Então, um mestre da lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei por onde quer que fores.”
Jesus respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu tem seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça.”
Outro discípulo lhe disse: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai.”
Mas Jesus lhe disse: “Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos.”


Quem é surfista sabe que não há nada mais legal que amanhecer surfando. Chegar ao mar nos primeiros raios de sol e pegar aquele terral, aquele mar liso e sem vento. Tubular.
Nada como uma caída bem cedo para o nosso dia ser diferente, ser mais inspirador e relaxante. Nós surfistas temos uma prioridade com o surf e os mais velhos sabem do que estou falando.
Você que é mais jovem pode até não perceber isso mas o surfe molda a vida de muitos. O cara que tem 40, 50 anos e surfa desde que era moleque certamente tem o surfe como estilo de vida. Tem o surfe como referencial na hora de viajar de férias, de comprar sua casa, de escolher o estado onde vai construir sua família. O cara que tem o surfe como estilo de vida busca, sempre que possível, equilibrar a vida com suas caídas no mar.

Assim como o surfe, o cristianismo deve ser algo que move nossa vida. Deve ser algo que molda nossos valores, decisões, algo que nos motiva a viver e a ser discípulos de Jesus.
Nos versículos que lemos encontramos dois homens que desejavam seguir Jesus. Cada um estava “preso” a sentimentos que moldavam suas prioridades.
O primeiro é o mestre da lei, ele diz que seguirá Jesus por onde ele for. Perceba que Jesus nem pergunta nada a ele. Mas responde com uma frase que, eu entendo, ataca o que move o coração daquele homem.
Ele mostra para aquele homem o que move o coração dele. Sem dúvidas ele era um mestre da lei, deveria ter muitas regalias, bens e todo um conforto reservado a quem era um mestre da lei.
Jesus mostra a ele que até as raposas (que era também como se chamava os soldados romanos) tem suas tocas e que os pássaros tem seus ninhos mas, quem segue o Filho do homem não tem onde descansar, onde repousar. Creio que essa frase mostrou para aquele mestre da lei que ele tinha muito que trabalhar na sua vida para verdadeiramente seguir a Jesus. A resposta de Jesus mostrou a ele o que estava como prioridade na sua vida, no seu coração. O que tem estado na nossa vida como prioridade, como motivação para viver?

O segundo homem pede para ir sepultar seu pai e eu, por muito tempo, não conseguia entender esse diálogo. Como podia Jesus não deixar o homem ir sepultar o pai?
Hoje entendo que esse sepultar tem haver com algo que não é imediato. Esse sepultar tem haver com o homem viver, trabalhar e estar ao lado do pai até ele morrer para só depois ele seguir a Jesus.
Entenda, Jesus não está dizendo que você não pode mais viver, trabalhar, estar com sua família ajudando no trabalho e na vida. O que ele está fazendo aqui é mostrar pra gente que temos muitas coisas nos movimentando, nos motivando que não são o principal, que não nos trará um sentimento de plenitude, de preenchimento espiritual.

Nada errado na pessoa ser um mestre da lei, em ter estudado, em ter se dedicado, em ter construído seu patrimônio. Nada de errado mas o que Jesus está denunciando aqui é o coração, o que move aquele pessoa. Ele não tiraria suas conquistas da frente para colocar Jesus e o caminho como sua bandeira, sua motivação de vida.

A mesma coisa com o homem que pede para enterrar seu pai. O que Jesus denuncia aqui é que ele colocou seu trabalho e não necessariamente o pai como prioridade. Ele diz que vai enterrar seu pai. Isso tem haver com trabalhar para o pai porque, os filhos naquela época, trabalhavam para seus pais. Ele quer viver uma vida para depois seguir a Jesus.

Quantas vezes não fazemos isso galera! Quantas vezes não ouvimos e dizemos coisas do tipo: “Cara, assim que terminar a faculdade eu vou servir, vou fazer parte de um ministério” . ou “Assim que passar num concurso eu volto a caminhar com a igreja e com o ministério que eu amo porque agora não dá pra fazer isso.”

Galera, o dia é HOJE, o amanhã ainda não existe. Não podemos deixar para caminhar com Jesus depois que enterrarmos nossos pais. O convite é hoje e eu convido você a refletir sobre isso.
Não estou dizendo que é para você seja negligente com sua vida, seus estudos e trabalho. Estou dizendo pra você que tem como você construir sua caminhada com Deus, tem como você seguir Jesus e viver tudo que você precisa viver.
Jesus só convida você a refletir sobre o que tem movido sua vida, seu coração. Ele mesmo diz que devemos primeiramente buscar as coisas do Reino e as demais serão acrescentadas a nossa vida.
Estude muito, trabalhe muito, curta sua família, porém, faça tudo isso na presença de Jesus, ao lado de Deus nessa caminhada que é nossa vida. Essa deve ser nossa motivação, essa deve ser nossa companhia.

Boas Ondas,

Um comentário:

Jonathan Borba disse...

é isso aew

sem comentários

DEUS te abençoe brother
e que ELE continue te enchendo de sabedoria e discernimento pra que vc possa passar pra galera uma palavra maneira

Boas ondas maluco!!!

me add no msn lá
jonas_borba@hotmail.com
compartilhar algumas idéias

orkut aí tbm ó
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=mp&uid=12172544005012697784

Se liga nas notícias