sábado, 18 de julho de 2009

O desafio de ser Sal e Luz no mundo


Por Carlos Bezerra

Se você ler o evangelho de Mateus, lá onde Jesus ensina as bem-aventuranças, tem uma parte que ele faz um desafio aos que querem ser seu discípulo.

Ele convida a ser sal da terra e luz do mundo.

Quando Paulo escreve aos colossenses ele diz que já morremos com Cristo para os princípios elementares desse mundo, porque , como se a gente ainda pertencesse a ele , a agente se submete as regras do tipo: Não mexa! Não toque! Não prove!

Hoje em dia, no meio Gosphel, evangélico a gente escuta direto coisas do tipo: Não se misture com o mundo! O coisas do mundo!

Mas o que é esse “mundo”?

A palavra “mundo” no antigo testamento significa a terra que Deus criou. Mas ela é habitualmente usada para falar da humanidade como um todo. A humanidade que pecou e se afastou de Deus.

Paulo mesmo fala de uma criação que geme querendo se livrar do mal provocado pelo pecado de Adão.

Paulo diz que a natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois a natureza foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada seja libertada da escravidão em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.
Sabemos, diz Paulo, que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo. (Romanos 8: 20-23)


O mundo hoje é muito diferente do mundo do século primeiro, o mundo que os discípulos de Jesus e os de Paulo viviam era muito diferente de hoje.

O mundo de hoje é muito mais complexo e apesar da complexidade a essência que se mantém é a mesma. A essência de um mundo egoísta, um mundo que nos tira do nosso sentido, do nosso significado de ser humano.

A gente pode até dizer que existem dois mundos hoje em dia. Um mundo real e um mundo virtual. O mundo virtual hoje é uma realidade e tem pessoas que interagem muito mais nele do que na sua própria vida real, física.

Nós que nos dizemos cristãos somos chamados a fazer a diferença na humanidade. Somos chamados a ser sal e luz nesse mundo.

E quando Jesus nos chama a ser sal e luz ele está ao mesmo tempo dizendo que quem pode salgar uma terra ou clarear um mundo precisa estar onde? No mundo.

Temos uma tendência a quando iniciamos nossa caminhada cristã, queremos nos afastar da vida, afastar das coisas, do mundo.

Acabamos nos fechando em um mundo que vira um gueto, um lugar por se só isolado da vida, de tudo.

O cara era cantor em uma banda de rock, era um execelente músico, exigente com o som, com o visual, com tudo que ele fazia. Só que o cara era doidão e usava todas, cheirava todas. O cara se converte ao cristianismo e ai ele percebe que a vida louca que estava vivendo não faz sentido, ele começa uma briga contra as drogas porque agora ele percebe que a vida que ele tem é muito valiosa para ser destruída por drogas. Isso é maravilhoso!

Só que junto com essa mudança de postura ele sai da banda. Ele sai da banda e resolve montar outra banda. Só que agora tem que ser uma banda gosphel.
Não sei por que, mas, se você prestar a atenção ele não vai ser tão exigente com as coisas como era na banda do mundo. Pelo menos geralmente é isso que acontece.

No mundo gosphel, no mercado gosphel, a qualidade não é regra, é exceção.


O cara era artista plástico e se converte ao cristianismo e resolve pintar somente temas cristãos, santas ceias e coisas do tipo. Por que? Onde fica sua criatividade e tudo que ele realizava e expressava para o seu público?

Esse é um grande problema que tem acontecido com as pessoas que se convertem ao cristianismo.

Durante séculos e séculos tem se dito que precisamos “sair” do mundo.

Já ouvi comentário de amigos do tipo: “Precisamos usar as coisas do mundo.” Como se não fizéssemos parte do mundo.

Na idade média os homens que queriam caminhar com Deus se trancavam em mosteiros e viviam por lá só orando e sem contato com a civilização. Eles achavam que se estivesse em contato com o mundo iam pecar.


Agora o interessante é que Jesus quando ora por seus discípulos, as pessoas que mais acompanhou de perto, que amou, e diz o seguinte:

Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. (João 17:18)

Assim como Deus, o Pai, o Criador das ondas enviou Jesus ao mundo, ele está agora enviando seus discípulos ao mundo.

Ai eu pergunto: Como podemos querer estar fora do mundo?

Hoje estamos no século 21 e temos o desafio de ser sal e luz nessa terra, nesse mundo. Não podemos fazer isso nos escondendo em nossas comunidades. As comunidades são massa mas, nosso desafio não acaba em estarmos servindo dentro delas.

Precisamos fazer a diferença fora da comunidade, na rua, no dia a dia.

Precisamos nos estruturar dentro da comunidade, precisamos crescer e aprender muito dentro dela mas o nosso desafio está fora dela.

Nosso desafio está em viver como verdadeiros cristãos dentro das faculdades “do mundo”, surfando nas praias “do mundo”, trabalhando nas empresas “do mundo”, nos relacionando com as pessoas “do mundo”.

As pessoas ditas “do mundo” são o nosso alvo. São elas que o Criador deseja que alcancemos.

E vou logo dizendo pra você que a diferença e feita muito mais quando a gente vive a Palavra do que quando a gente joga a Palavra no rosto da pessoa.
O ser humano busca sempre a coisa mais fácil e “empurrar” uma bíblia no rosto de uma pessoa é mais fácil que caminhar perto dela, que investir na vida de uma pessoa que ainda não teve um encontro com Cristo.

Tenho testemunhos de amigos e amigas que caminhei perto por dois, três anos e hoje, só hoje, vejo que elas começam a mostrar que estão tendo experiências com Jesus. Só agora elas estão percebendo a presença de Deus na vida delas. Porque Deus sempre esteve com elas e com todos nós. Nós é que não nos permitimos senti-lo.

Conheço amigos que caminham com pessoas há anos e que vibram quando percebem que a pessoa está tendo experiências com o Criador.

Precisamos parar de fazer o que o cristianismo fez na história. Parar de chegar no mundo e destruir a vida das pessoas para cravar nossa bandeira de cristãos perfeitos.

Precisamos amar as pessoas, precisamos trazer vida abundante pra elas.

Jesus disse pra gente que nos enviou como Deus o enviou ao mundo

Temos que ser o que Jesus foi enquanto esteve na terra entre as pessoas. Precisamos ser Sal e Luz.

Precisamos trazer vida onde não há, precisamos amar onde não há amor. Precisamos instigar a viver o cristianismo como estilo de vida onde não existe fé.

Precisamos fazer a diferença onde passamos, não impondo nada. Deus não precisa de soldados, Deus precisa de um povo apaixonado. Um povo que ama da forma que ele nos amou por meio de Jesus.

Precisamos levar o amor de Deus a quem não tem possibilidades de ter uma vida legal.

O sistema de mundo que vivemos é um caos. Precisamos levar equilíbrio por onde a gente passa.

Boas Ondas

Um comentário:

Camila disse...

caramba, carlos...traduziu minha historia como "cristã"...mto massa..

Se liga nas notícias