terça-feira, 3 de novembro de 2009

O tanque de Betesda


Por Carlos Bezerra

João 5.1-15

Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. Há em Jerusalém, perto da porta das
Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumava ficar
grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas
águas.
De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe
perguntou: “Você quer ser curado?” Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada.
Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”.
Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a
maca e começou a andar.
Isso aconteceu num sábado, e, por essa razão, os judeus disseram ao homem que havia sido curado: “Hoje é
sábado, não lhe é permitido carregar a maca”.
Mas ele respondeu: “O homem que me curou me disse: ‘Pegue a sua maca e ande’ ”.
Então lhe perguntaram: “Quem é esse homem que lhe mandou pegar a maca e andar?”
O homem que fora curado não tinha idéia de quem era ele, pois Jesus havia desaparecido no meio da multidão.
Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo
pior não lhe aconteça”. O homem foi contar aos judeus que fora Jesus quem o tinha curado.


Lembra quando você começou a surfar? Lembra das primeiras caídas no mar, das primeiras ondas em um lugar mais calmo pra poder pegar a base e ganhar segurança?

Todo surfista deve ter guardado no seu coração esses momentos. Eles são especiais e mesmo que você ache que era melhor esquecê-los por seus micos eu te digo que essas lembranças são legais.

Em meio a esse aprendizado, certamente chegou um dia onde entrou a temporada e você se sentiu pronto para encarar aquele pico crowd onde a galera se mata pela melhor dá série.

Há exceções mas, no geral, dificilmente um cara que está iniciando consegue surfar a melhor da série em um dia clássico e com muito, muito crowd.

Você vê a onda chegando mas a maior galera remando, gritando, se batendo pra pegar a boa. Um território nada amistoso pra quem está pegando a manha do surf.

De alguma forma, você passou por uma experiência parecida. Mesmo que você se ache marrento e diga que não abre pra ninguém dentro do mar você já passou por algo assim. Um sentimento de impotência em meio a uma galera que está no rip, no gás total.

Foi um sentimento assim que pairou no coração daquele paralítico no tanque de Betesda.

Eu percebo algumas mensagens nessa história que podem trazer para mim e para você muito aprendizado e sabedoria para a gente construir nossa caminhada, nossa vida.




A mensagem da religiosidade humana, v.1-4

Betesda significa “casa de misericórdia” e se você não sabe esse tanque era um lugar onde ficava armazenado a água da região e, na época de Jesus, aquele lugar havia se transformado em um lugar de peregrinação. A galera acreditava que um anjo agitava as águas e o primeiro que entrasse no tanque depois de agitada as águas era curado.

Interessante é que o nome do lugar significa casa de misericórdia. Misericórdia tem haver com o meu coração sentir o seu coração, sensibilidade pela vida do outro. Mas o que menos se pode perceber é misericórdia por aquele homem paralítico que vivia por ali há 38 anos.

O cara vivia ali esperando a possibilidade de poder ser curado, a possibilidade de ser uma pessoa saudável.

Pessoas se atropelavam na espera que um anjo lhes desse a benção que eles tanto esperavam. O espírito de religiosidade humana que estava ali era muito maior do que qualquer sentimento de amor e misericórdia ao próximo.

A religiosidade tem esse poder de ação na vida das pessoas. Ao invés de criar um espírito de comunidade, de amor, a religiosidade cria um espírito de individualidade, de conquistas, de mérito.

Você tem que cumprir tal ação para poder conquistar sua benção. Você precisa realizar cinco mil rituais porque senão você não conseguirá seu carro do ano.

Você não pode quebrar os rituais porque se quebrar vai perder tudo que realizou. Você precisa fazer o sacrifício, você precisa entregar o que tem pra receber em dobro.


A mensagem da salvação em Cristo, v.5-9

Diz a Bíblia que quando Jesus vê aquele paralítico Jesus pergunta se ele quer ser curado. O paralítico responde dizendo que não tem quem o ajude a entrar na água porque sempre chega alguém antes dele no rip, no gás.

Interessante é que a gente vê Jesus perguntando se ele quer ser curado e ele responde exatamente justificandoo porquê não é curado.

Ele coloca sua esperança nos homens, nas pessoas que estão ao seu redor. Falta alguém ajudá-lo para poder ser curado.

Jesus está ali na sua frente, mas, ele não sabe quem ele é. Não sabe que ele é o filho de Deus, a própria expressão do Deus aqui entre nós.

Quantas vezes na nossa vida, na nossa caminhada nos sentimos impotentes. Impotentes por não estarmos trabalhando, por estarmos com problemas de saúde, financeiro, problemas de relacionamento, com familiares, enfim, o ser humano precisa saber lidar com seus problemas e não adianta achar que um dia você se libertará de todos eles. A vida é assim e precisamos aprender a resolver e lidar com nossos problemas.


Os valores que acreditamos e cremos é que farão a diferença nos momentos de pressão na nossa vida.

Se você acredito nos seus próprios méritos, na sua própria força, então, quando elas acabarem você se sentirá frustrado.

Se você cultiva sua espiritualidade, se você busca ter um relacionamento com o Criador das Ondas e busca em Jesus sabedoria e discernimento para caminhar em meio aos problemas da vida, então você tem a oportunidade de contornar e encontrar soluções para sua caminhada.

Uma dica: Não tome nenhuma decisão precipitada. Quando se sentir pressionado a tomar uma decisão, não tome. Porque decisões tomadas sob pressão acabam sendo decisões erradas e que prejudicam a nossa vida.

Simplesmente adie a decisão até que possa pensar sobre ela de forma mais tranqüila e calma.


Depois de se justificar e de contar seu problema para Jesus, o paralítico e convidado a se levantar e pegar sua maca e andar. Diz a Bíblia que ele ficou curado e andou.

Jesus olha para mim e para você, no meio as nossas lutas, no meio dos nossos medos, no meio das nossas preocupações. No meio da nossa frustração por ter tentado de tudo e não ter dado certo. Jesus chega junto de cada um de nós e diz:

Levanta e vai viver a tua vida da forma mais completa que você pode viver.

A mensagem de Jesus tem esse poder. Ela traz restauração de vida. Ela pega o cara que está todo quebrado, o cara que está todo machucado, frustrado pela vida. Aquela pessoa que não agüenta mais acordar de manhã e encarar seu dia.

A mensagem de Jesus pega essa pessoa e dá uma nova vida. Faz com que ela se levante e siga seu caminho de forma que tudo que ela construir terá um sentido maior, um sentido completo porque ela está se espelhando agora e buscando referencial no Criador e em seu filho.

Independente das suas limitações, independente dos seus problemas, a mensagem de Jesus lhe traz uma vida nova, a possibilidade de você reconstruir sua história a partir do hoje.




A mensagem do poder transformador do evangelho, v.10-12


Os judeus ficaram grilados com o paralítico por ele estar carregando a sua maca e por aquele dia ser um sábado e pro judeu nada pode ser feito no sábado. O sábado é dia de descanso e aquele homem indo para casa com sua maca estava contrariando a lei.

Aqueles homens nem estava percebendo a vida que tinha sido restaurada ali a frente deles.

Eles estavam preocupados com o cumprimento da lei.

A religiosidade faz isso com a gente.Tiramos os olhos de onde é mais importante para colocarmos onde é secundário.

Eles seguiam uma lei e não percebiam a vida que estava sendo transformada ao lado deles.

A religiosidade cega, faz com que a gente só olhe para coisas e perca o que Jesus mais amou de vista. Perca de vista as vidas, as relações que fizeram Deus descer ao nosso encontro na forma de Jesus.

A religiosidade massacra, agride e tira a vida das pessoas. Foram os religiosos da época de Jesus que tramaram sua morte.

O religioso é assim, se você não compactuar com suas regras você é excluído.


Mas a mensagem transformadora do evangelho faz toda a diferença e a vida de Jesus é o próprio evangelho.

O paralítico diz que quem curou ele mandou ele ir para casa. Ele não sabe quem o curou mas sabe que ele tem autoridade para mandá-lo voltar para sua família, para sua casa.

A mensagem do evangelho liberta, faz com que a gente saia da nossa paralisia de vida. Faz com que a gente volte para casa, para nossos afazeres, nossas atividades, nossas rotinas, pra nossa família.

A mensagem do evangelho nos dá a possibilidade de reescrever nossa vida, nossa caminhada, nossa vida.



A mensagem do testemunho da fé, v.13-15

Diz a bíblia que mais tarde Jesus conversa com o paralítico e pede para não contar o que tinha acontecido.

Não tem como se ter uma experiência com Jesus e ficar calado. Por mais que você queira esquecer ou não lembrar ela parece que fica latejando dentro da nossa cabeça.

Não tem como ser um servo de Deus e ficar alheio a presença de Deus ao se redor.

Todas as pessoas que Jesus tocou e curou não ficaram do mesmo jeito.

O paralítico de Betesda ficou curado e voltou para casa. Caminhar com Jesus é assim. Somos curados, voltamos para casa e iniciamos uma nova vida onde a comunidade vai estar ao nosso lado nessa caminhada tão radical que é ser cristão.


Se você hoje está aqui e deseja sentir esse toque, sentir essa presença que nos enche de amor, poder e sentimentos que são inexplicáveis eu convido você a levantar uma de suas mãos em sinal de desejo em fazer parte desse estilo de vida.

Não é levantar a mão para fazer parte de um clube ou de uma tribo mas é para ter esse estilo de vida como identidade sua. Identidade essa que faz diferença onde quer que você faça.


Boas Ondas

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias