quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Surfista Cristão



Fala Galera,

Muitas vezes, escutamos no meio da galera algo do tipo: Poxa, qual é essa de seguir a Jesus? O que eu ganho com isso? O que muda a minha vida? É pra deixar de ser quem eu sou?

É natural termos esses questionamentos. Sabemos que precisamos mudar muitas questões em nossa vida, mas, muitas vezes, não queremos.

A religião, por sua vez, acaba muitas vezes fazendo com que achemos que vamos ter que perder nossa identidade para sermos “do bem” ou “bonzinhos”.

Cristianismo é muito mais que isso. Cristianismo tem haver com quatro elementos: Você, a galera, o Criador das Ondas, a vida.

Esses elementos precisam se alinhar na caminhada. Precisamos perceber alguns pontos.

Geralmente, o brother não era cristão, vivia uma vida detonando sua saúde, detonando as relações ao redor e, de alguma forma, o Criador das Ondas fala ao seu coração através de alguém. Ele toma a decisão de ser cristão, de seguir a Jesus. Só que, muitas vezes, acaba sendo mais um dentro de uma comunidade. Mais um que se transforma em um cara que freqüenta a igreja.

Isso está certo? Até certo ponto sim. Precisamos fazer parte de uma comunidade, precisamos estar junto com a galera que segue a Jesus. Isso é valiosíssimo! Mas não podemos ficar parados. Isso é parar no meio da caminhada, do processo de ser um surfista cristão.

Semelhante a quando surfamos e nos inspiramos em caras como o Messias Felix ou Alan Jones, precisamos nos inspirar em Jesus quando olhamos para nossa postura diante da vida, da caminhada.

Só que, quando olho para Jesus na bíblia, não o vejo indo para uma igreja somente ao domingo e dando por resolvido sua relação com o Criador das Ondas.

Eu olho para Jesus e percebe que ele possui uma relação constante com o Criador. E essa relação não o faz ser melhor ou maior que os outros. Essa relação faz com que ele possa ser uma expressão de justiça, amor e paz para quem está o seu redor.

Ele traz visão a quem não estava vendo a vida, traz audição e voz a quem foi calado pelas injustiças sociais. Jesus faz quem estava paralisado na vida, sem andar, se levantar e tomar posse de sua história, de seus sonhos de caminhada. Ensina a repartir o que temos e de olharmos ao redor a cuidarmos de quem está menos favorecido.

Eu olho para Jesus e vejo ele, mesmo tendo todo esse entendimento, tendo esse conhecimento, o vejo ensinando que quem quiser ser o líder, quem quiser ser o maior, precisa ser o que serve, o que ajuda, o que cuida dos outros. Isso tudo de coração, verdadeiramente de coração.

Vejo Jesus caminhando dia a pós dia de sua vida aqui na terra com sua galera. Inspirando e mandando a real sempre que precisava. Um coração humilde, mas que buscava alcançar todos que estava ao seu redor.

Tudo isso sendo feito por amor. Um amor que vinha do Criador das Ondas, um amor que era a própria expressão de Deus, do cuidado de Deus com as vidas.

Muitas vezes, achamos que ser cristão, que ser um surfista cristão, se resume a colocar um adesivo na prancha e tocar a vida. É muito mais que isso!

Ser um surfista cristão tem haver com amar quem está ao seu redor, em cuidar das vidas, em mandar uma real na hora certa. Mas, acima de tudo, de estar junto, caminhar junto com um verdadeiro sentimento de amor, cuidado e buscando ser uma expressão de Jesus na vida dos amigos.

Cristianismo é muito mais que somente ir a um culto na igreja. Cristianismo tem haver em juntarmos nossos amigos e sermos uma expressão de cuidado e amor pela vida e pelos injustiçados. Há muitas ONGs e movimentos que cuidam dos excluídos, dos marginalizados pela sociedade, dos desamparados. Todos esses órgãos está esperando por mim e por você para sermos uma expressão de Jesus na vida do outro.

No decorrer da história, os cristãos ficaram meio que conhecidos como as pessoas que não se envolvem com o “mundo”. Precisamos cuidar do mundo porque Deus ama sua criação e ela está se detonando.

A vida moderna “prega” uma cultura de destruição onde tudo é descartável. As pessoas são descartáveis, o que consumimos, nossa saúde é detonada por alimentos que não fazem bem, nossa postura diante das situações acabam sendo de indiferença.

Precisamos reverter isso e tudo se inicia por perceber que o Criador das Ondas nos ama e deseja que sejamos uma expressão dele no dia a dia.

O convite que faço hoje é a percebemos que ser um surfista cristão tem haver com cuidar da criação, cuidar da vida porque Deus amou o mundo de uma forma tão irada que mandou Jesus para que todo aquele que olhar para ele e segui-lo não morra no vazio, cansado, mas tenha uma vida com sentido.

Boas Ondas,

Um comentário:

Humberto Dib disse...

E aí, rapaz!
Entrei no seu blogue por acaso, achei muito interesante mesmo, não queria sair sem dizê-lo.
Aproveito para te convidar ao meu que é de literatura.
Abraços desde Argentina.
Humberto.

www.humbertodib.blogspot.com

Se liga nas notícias