quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O futuro é hoje!


Fala Galera,

Estive neste final de semana no Paracuru, lugar que respira o surf em nosso litoral cearense. Havia uma previsão de entrar um swell de norte, e na terça-feira ele chegou. A caída com os amigos locais e com a galera que viajou até lá foi garantida.

Algo interessante e que chamou a atenção foi ouvir de um brother dentro dágua o comentário a respeito da nova geração. Ele dizia que “a molecada nova era muito desrespeitosa, que rebeava os veteranos, que não tinham nenhum respeito por ninguém. Que a molecada, muitas vezes, acabava queimando o filme do esporte”.

Sei que não podemos generalizar, até porque, conheço muitos caras novos que dão um show de surf e de respeito dentro e fora dágua. Porém, concordo no que se diz a questão da falta de respeito de muitos dentro dágua.

Antigamente, quando se ingressava no mundo do surf, você aprendia dos veteranos algumas regras do mar como não rabear a onda do outro, respeitar os locais, cuidar do meio ambiente, aprender a “ler” o tempo e prever se vai rolar onda ou não a partir da lua e coisas do tipo. Tudo isso era aprendido com os veteranos.

Hoje, apesar de termos a tecnologia a nosso favor que prevê um swell antecipadamente e que nos enche de vídeos e dicas a respeito do surf através da internet, parece que estamos mais sozinhos.

A nova geração não procura os veteranos para aprender algo. Eles simplesmente entram na internet e aprendem a teoria que estão procurando. Só que a vida é muito mais que teoria.

Apesar de toda boa vontade de quem escreve dicas e tudo mais, é dentro dágua que se aprende verdadeiramente a ser um verdadeiro surfista. É dentro dágua, junto com a galera que você cresce e aprende a surfar. No outside com os veteranos e todos os outros.

Mas, não adianta somente criticar a galera nova que não respeita ninguém. Precisamos perceber que eles são nossa responsabilidade também. Precisamos perceber que nós, muitas vezes, estamos preocupados somente com nossas ondas e nossas pranchas. Não queremos investir tempo dando os toques para um brother que está começando a surfar.

Eles são nossa responsa e se, cada um de nós, trouxesse para si o compromisso de orientar um novato, a postura da molecada mudaria em longo prazo.

Muitas vezes, achamos que não somos responsáveis pela molecada nem por ninguém. A questão é que somos.

Apesar de muitos surfistas estarem envolvidos com associações que cuidam das bases, existem muitos que não estão nem ai pra molecada.

Ser um surfista tem haver com isso também. Olhar para a molecada e não se envolver é uma grande omissão da nossa parte. Precisamos chegar junto!

Certa vez, alguns pais levaram suas crianças para Jesus conversar e orar por elas. Os seus discípulos quiseram afastá-las, mas Jesus disse que podia deixar que elas chegassem junto. Disse que precisávamos ser iguais a elas no nosso coração para poder viver a vida de forma plena. (Mateus 19:13-15)

Precisamos ser como crianças, ser como quem sempre está aprendendo algo novo. Não podemos olhar para molecada que está começando e nos omitirmos de chegar junto, dar um toque, ajudar em algo. Precisamos ter um coração que olha para molecada e deseja o melhor, quer ajudar.

Não podemos achar que seremos eternos e que o surf só depende da nossa expressão. A expressão dessa molecada é que fará o surf de amanhã.

Se amamos verdadeiramente nosso estilo de vida precisamos cuidar da nova geração. Já imaginou se cada um de nós tivesse o compromisso de apadrinhar um moleque novo no surf? Apadrinhar em vários sentidos, não em grana necessariamente. Apadrinhar dando dicas sobre surf, sobre como se portar dentro dágua, ensinando a ter respeito pelos locais e veteranos.

Tudo isso faria, em longo prazo, uma diferença enorme no outside e na vida.

Boas Ondas,

3 comentários:

freedom disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
edivar marinho disse...

Fala Carlim,

muito bom o texto, pude refletir bastante sobre o que tu escreveu e a palavra do pastor do último domingo. Principalmente na parte de refletirmos sobre porque estamos fazendo aquilo? E, aonde está a nossa humildade? Temos que ser como crianças..

Muito bom, o blog está muito massa!
Abração.

COM PROFUNDIDADE disse...

É verdade Carlos;
Estive lendo seu post sobre a convivência dos surfistas mais novos com os mais experientes e, realmente, é muito difícil a arte da com-vivência.
Na convivência temos que abrir mãos de certos valores como o próprio Jesus preconizou.
Acredito que tolerância, sem permissividade, já seria um bom começo.
Abs
Pr Emir Tavares

Se liga nas notícias