sábado, 26 de fevereiro de 2011

Liberdade


Fala Galera,

Nada como um dia de boas ondas para fazer a nossa cabeça e nos alimentar com a sensação de liberdade que amamos ter na alma.

Liberdade é algo que todos os seres humanos buscam para sua vida. Ela nos motiva a viver. Ninguém quer ser escravo, ninguém quer ser alguém preso ou dependente de algo. Interessante é que na nossa busca por liberdade, muitas vezes nos tornamos prisioneiros, escravos de situações ou hábitos.

Gritamos às vezes que somos livres e que ninguém tem haver com nossas decisões. Na verdade, somos os responsáveis por nossas escolhas. Isso é algo que tem haver conosco. Não devemos culpar ninguém por nossas escolhas. Somos livres para escolhê-las.

Só que na busca pela liberdade acabamos nos tornando escravos de hábitos e situações que achamos que não dependemos até o momento que decidimos nos libertar.

Quer ver um exemplo? Muitas vezes, a pessoa que é fumante diz que pode parar quando quiser. Que não é dependente. Ela pode até ter essa impressão mesmo. “Sou livre e fumo porque gosto de fumar. Quando quiser parar eu paro.” Essa impressão vai passar no dia em que ela decidir parar. Quem já tentou para de fumar sabe o quando é complicado.

Um ato de liberdade, escolher fumar, acaba tornando a pessoa escrava de um hábito que destrói sua vida, sua saúde.

Nossa vida toda é assim. Corremos o risco de nos tornarmos escravos do que fazemos. Podemos nos tornar escravos do trabalho usando ele para nos omitirmos dos outros compromissos sociais da vida. Podemos nos tornar escravos das festinhas e vivermos anos da nossa vida sem construir nada, gastando nossa grana com bebidas, badalações e coisas do tipo. Acabamos dizendo para nós mesmos que “ em breve vou parar com essas festas e economizar grana para organizar minha vida”. Nesse ritmo acabamos por não construir nada.

E por que isso acontece? Por que hábitos, ações e atitudes podem nos escravizar? Porque todos nós possuímos um vazio na alma. Um vazio por sentido. Todos nós precisamos ter um encontro com o nosso Criador. Mesmo que você não acredite nisso, faz parte da natureza humana. Só nos completaremos quando tivermos um encontro com nossas origens e elas têm haver com Deus, o Criador das nossas ondas e de tudo mais.

Quando esse encontro acontece, a vida ganha sentido, ganha equilíbrio. Não tem como viver, caminhar ao lado do Criador e possuir uma vida que gera destruição, que gera morte. Buscar o Criador para nossa vida faz com que possamos perceber como somos responsáveis por tudo que há.

Caminhar lado a lado com o Criador pela vida nos faz cooperadores da história da humanidade. Nos faz parte do projeto da vida, da construção do mundo.

Precisamos buscar esse relacionamento com Deus. Precisamos buscar sensibilidade para perceber a sua presença na nossa vida.

A verdadeira liberdade, aquela que não nos torna escravos de nada tem haver com essa relação. Jesus é o exemplo para todos nós de como deveríamos ser como seres humanos. Quais a prioridades que precisam estar em nosso coração. O que verdadeiramente importa na nossa agenda. Tudo isso tem haver com Jesus. Busque conhecê-lo através da sua palavra, através dos Evangelhos, através da Bíblia.

Esse é o ponto de partida para deixarmos de ser escravos do sistema, do caos da nossa sociedade.

Boas Ondas,



“Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” (João 8:31-32)

Um comentário:

Fjunor - Arcanjo disse...

João 8:31-32 ... passagem tão simples e tão verdadeira! É uma pena as pessoas não darem valor para um escrito tão sábio como a palavra de Deus!

Se liga nas notícias