segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ética na cidade


Fala Galera,



Você já parou para perceber como reclamamos de muitas ações políticas ou injustiças sociais que acontecem ao nosso redor?

Reclamamos, por exemplo, dos aterros em nosso litoral que acabam detonando com nossas praias e com as construções litorâneas. Reclamamos dos buracos provocados pelas chuvas em nossa cidade, aliás, Fortaleza está caótica devido às chuvas e a epidemia de dengue. Situações que prejudicam a saúde pública e a rotina urbana de todos nós. Uma cidade esburacada está mais propícia a acidentes e situações deste tipo.

A questão é: até que ponto nós também não somos responsáveis por essas coisas? Até que ponto nós nos omitimos de todo esse caos. A omissão é uma forma de contribuir para algo. Quando nos omitimos estamos apoiando a situação que está se instalando.

Reclamamos e exigimos ética dos nossos líderes, mas, muitas vezes, não agimos com ética no nosso dia a dia. Reclamamos dos políticos e suas ações, mas, quando temos oportunidade na vida, fazemos do mesmo jeito. Até que ponto a ética também faz parte da nossa vida? Até que ponto não agimos de forma desonesta no nosso dia a dia?

É fácil reclamarmos do que está errado ou do que não está funcionando. O difícil é chegar junto e buscar soluções para as questões. Precisamos perceber que somos responsáveis pela vida, pela cidade, por nosso mundo.

É fácil deixar “os outros” resolverem as coisas. Nós precisamos estar juntos de alguma forma. Os líderes só estão lá porque os colocamos ou porque nos omitimos no momento de eleger. Em qual dessas duas você se encontra? Confiou e estudou sobre seu candidato ou simplesmente nem sequer votou?

Sabia que temos o direito a voz? Isso tem haver com cidadania, com ética. A questão é que nos omitimos. É mais fácil reclamar do que está feito do que ir fazer.

Não estou defendendo ninguém. Quero que percebamos que somos responsáveis pela cidade e que precisamos ser éticos. Reclamamos da desordem da cidade, mas jogamos nosso lixo nas ruas. Reclamamos das praias poluídas, mas, muitas vezes, nosso lixo também está lá no outside. Não é simplesmente não sujar a praia. Precisamos exercer cidadania em todos os lugares. A forma como agimos reflete na cidade onde vivemos.

Tudo isso tem haver com ética, com a forma de se portar na vida e na sociedade. Ética não é simplesmente um método de ação. Ética é uma forma de se viver. Jesus era ético!

A ética trabalha em prol da cidade, do coletivo. A ética acontece no grupo. Quando uma cidade possui ética ela consegue trazer uma forma bem mais justa para os seus dias. Ser ético implica em responsabilidades. Quando somos éticos desejamos que o outro seja também. Quando vivemos a ética também cobramos dos nossos líderes políticos. Isso é viver justiça, isso é buscar harmonia para a cidade!

Quando ouvimos na bíblia se falar de santidade, imaginamos pessoas “santas” quase anjos, perfeitas. Santidade tem haver também com ética, santidade de Deus tem também um aspecto especificamente ético. Precisamos perceber que quando buscamos ética para nossa vida, fazemos algo que traz benefícios para nossa cidade.

Meu desejo é que possamos parar hoje e refletir sobre como temos sido éticos em nossos dias pois só assim encontraremos forças para lutar por justiça na nossa cidade e no caos que acompanha nosso mundo atual.



Boas Ondas



“Eu sou o Senhor que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso, sejam santos, porque eu sou santo.” Levítico 11:45

2 comentários:

Camila disse...

Muuito bom Carlim!! Texto super atual. Adooro seus insights!! SAUDADEE!

Aline Amorim disse...

Precisamos buscar mais valores antes de tudo!
Massa o texto, abraço Carliim.

Se liga nas notícias