domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa, passagem


Fala Galera,

Estamos no período de Páscoa e para a maioria das pessoas isso implica em muito ovo de chocolate e um feriadão esticado onde podemos fazer uma viagem legal com os amigos. Com certeza, chocolate, viagem e amigos é uma combinação muito legal e que devemos celebrar sempre que possível. Porém, a Páscoa possui uma mensagem muito mais profunda que acabamos “abafando” devido o consumismo e as distorções que a mídia acaba provocando.

O sentido real da Páscoa tem sido deixado de lado e hoje, muitas vezes, nem sabemos do que se trata. Ela possui uma mensagem muito rica de sentido para nossas vidas.

A Páscoa tem haver com passagem de uma vida de opressão para uma vida com sentido, com liberdade, com ligação entre Deus e os homens. Deixa eu falar um pouquinho de história para vocês.

Em suas origens, ela marcou a libertação do povo hebreu da escravidão e opressão do povo egípcio. Um povo que era escravo é convidado a mudar e perceber que há uma nova vida além do horizonte. Um povo, liderado por um homem de Deus, encontra esperança para se libertar e escrever uma nova história.

Na época de Jesus, a Páscoa reafirma essa aliança e, através do Cristo, o povo de Israel encontra esperança para viver uma vida além da opressão social que o império romano provocava no século primeiro. Jesus morre e ressuscita por amor a mim e a você. Dá-nos oportunidade de viver uma nova vida, uma vida com sentido e com busca de justiça entre os homens.

E hoje, o que temos feito da Páscoa? Será que ela pode ser resumida através dos ovos de chocolate e das trips que realizamos com nossos amigos? Seria isso suficiente para expressar nosso reconhecimento pelo sentido da Páscoa. O que precisamos perceber hoje em dia em relação a essa passagem?

Hoje, século 21, a Páscoa continua sendo uma expressão de passagem. Assim como foi na época de Moisés e na de Jesus, hoje ela traz um sentido de mudança, de convite a uma vida livre da opressão. E de onde vem nossa opressão?

Será que nossa opressão não vem do sistema que nosso mundo vive hoje? Não seria o mercado o sistema de opressão ao qual estamos subjugados da hora que acordamos a hora que dormimos?

Não há como vivermos fora do sistema social e econômico, pois fazemos parte dele, mas, há como percebermos que ser escravos da mídia, do capitalismo e de suas seduções nos faz pessoas sem vida e sem sentido para caminhar. Ficamos deprimidos porque não conseguimos comprar tudo que queremos. Por mais que ganhemos queremos sempre algo que não podemos adquirir. Ligamos a TV ou computador e somos bombardeados por produtos que dizem que possuem o verdadeiro sentido para nossa vida. Isso é mercado, isso é dominação de nossas vidas.

A Páscoa nos convida a percebermos que não podemos tocar nossa vida achando que essa é a forma de se viver. Qualquer sistema que oprima nossa vida é questionável.

Que hoje possamos parar e refletir sobre do que temos nos tornado escravos. Será esse o desejo do Criador para mim e você? Sermos escravos de um mercado valoriza a pessoa pelo que ela tem e não pelo que ela é?
E você, o que tem feito de sua vida? Você é querido pelos amigos pelo que você possui ou pelo que você é na vida delas? Saiba que a forma que elas lhe tratam é condizente com os valores que você tem cultivado em seu coração.

Feliz Páscoa, que ela possa ser uma passagem de libertação para sua vida.

"Disse o Senhor: De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei o quanto eles estão sofrendo.” Êxodo 3:7

Boas Ondas

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias