segunda-feira, 19 de setembro de 2011

De olho na série da vida



Fala Galera,

Não há nada como ser surfista, como possuir esse estilo alucinante que nos acompanha por toda a vida. Cada fase possui suas particularidades, seus momentos especiais.

Todos os veteranos já passaram  pela fase do básico, ou seja, aprender as primeiras manobras, o drop, varar a arrebentação. Das primeiras trips, do rip afiado, muitos passaram por dilemas na hora de conciliar a vida profissional com o surf, outros conseguiram conciliar.

A questão é que, muitas vezes, passamos por nossos dilemas mas não paramos para perceber o quanto deixamos de fazer pelo nosso esporte, pelo nosso estilo de vida. Na maioria das vezes estamos focamos na nossa carreira, no nosso surf e não nos importamos com o restante.

Não percebemos que o surf depende dos veteranos e de todos os que surfam. Acabamos não retribuindo o que esse estilo de vida nos proporciona ou proporcionou. Estamos tão preocupados com nossos próprios dilemas que não paramos para refletir sobre isso.

Lógico que existem guerreiros que encaram esse desafio das mais variadas formas. Muitos são os que se preocupam com a base do esporte. Escolinhas beneficentes existem por todo o nosso litoral brasileiro. Muitos envolvidos em ONG´s e ações sociais que ajudam comunidades que possuem o surf como ferramenta de inclusão social. Alguns, anonimamente, fazem a diferença no outside ajudando um moleque que está começando a perceber a ética de quem surfa. Reclamamos da galera iniciante que não respeita a prioridade nas ondas mas nos omitimos em “apadrinhar” um moleque desse como muitos fizeram conosco quando começamos a surfar. O universo de ação é muito grande e precisamos parar e nos perguntar onde podemos ajudar a mudar essa realidade.

Está mais que na hora de todos nós que fazemos parte desse estilo de vida começar a perceber que o futuro do surf terá a cara do que nós fizemos por ele. A omissão poderá ofuscar a beleza do espírito soul surf. Precisamos retribuir o sal que circula em nossas veias durante os anos. Essa missão é somente nossa!

Boas Ondas



Nenhum comentário:

Se liga nas notícias