domingo, 4 de setembro de 2011

Vida Simples



Fala Galera,

Quem é surfista sabe como é bom viver este estilo de vida. Sim, porque ser surfista é muito mais que ser um atleta ou praticar um esporte. Ser surfista tem haver com adotar um estilo de vida muito diferente da rotina da maioria das pessoas.

Temos hábitos simples, mas que fazem uma total diferença na qualidade de vida. Geralmente, nosso dia começa bem cedo com uma caída antes de ir ao trabalho. Não há nada comparável como começar o dia depois de uma bateria no nosso pico local. Principalmente se o mar estiver clássico, lisinho, ainda bem cedinho. Para muitos, isso pode parecer uma besteira ou até algo muito cansativo, mas para nós surfistas é a mais pura satisfação e motivação para encarar os desafios do dia.

Somos assim, hábitos simples, vida sintonizada com a natureza, mas, ao mesmo tempo, muita correria para manter o rip e para os que competem manter-se nos circuitos. Cada idade, cada geração possui seus desafios também. O iniciante ralando para dominar as manobras básicas, o jovem mantendo-se no rip dos campeonatos e conquistando títulos, os másteres encarando o desafio de conviver com as lesões conquistadas nos anos de muito surf e aventuras mundo a fora.

E assim vamos vivendo, encaixando essa paixão simples com a complexidade da vida e seus desafios.

Se há um estilo de vida que se assemelha ao de quem é surfista é o do cristão, ou seja, o cara que segue a Jesus, o primeiro surfista da história. Para quem não sabe, Jesus foi o primeiro a andar sobre as águas, mas isso é uma história que fica para outra oportunidade.

Quem é cristão possui um estilo de vida que remete a uma simplicidade semelhante ao de quem é surfista. O cristão é um cara que vive sintonizado com a vida, com a natureza e que possui um senso de tribo, de irmandade semelhante a nós surfistas.

O cristão é um cara que possui a motivação de amar ao Criador das Ondas e ao outro como a si mesmo. Esse foi o ensino que Jesus deixou para todos que desejassem seguir esse estilo de vida.

Ser cristão não nos livra dos desafios da vida. Assim como no surf somos desafiados dia após dia a se superar em meio a um mundo onde os valores são totalmente diferentes do nosso estilo de viver.

Apesar de vivermos uma época de progresso e modernidade nunca tivemos tantas pessoas sofrendo e sendo injustiçadas pelas desigualdades sociais.

Os cristãos como os surfistas possuem um estilo de vida que busca amenizar essas desigualdades sociais. Seja com organizações não governamentais, seja com ações sociais ou com campanhas para arrecadação de alimentos para ajudar comunidades ou famílias que passam necessidades.

O surfista naturalmente possui esse coração do bem. O verdadeiro estilo Soul Surf. O cara que segue a Jesus possui essa missão dentro do seu coração e a luta pelas injustiças fazem parte da sua agenda.

Jesus convocou todos aqueles que desejem segui-lo a encarar seus desafios diários se ir em frente. A vida é assim e se queremos lutar por um mundo melhor teremos desafios todos os dias. Essa é a agenda de quem possui esses dois estilos de vida.

Tribos que não se contentam com o seu próprio bem estar e que lutam por um mundo melhor. Não é a toa que vemos tantos surfistas se identificando com a proposta de Jesus e fazendo do seu surf algo muito mais completo e com um sentido muito mais radical de ser.

E você, já parou para pensar como a vida possui um sentido muito maior quando paramos somente de olhar para nós mesmo e olhamos para as necessidades ao nosso redor? Só encontraremos sentido para a vida, preenchimento da nossa alma, quando buscarmos fazer o bem ao próximo da mesma forma que o Criador das Ondas deseja que façamos. Quando só olhamos para nossa prancha e nosso surf e esquecemos-nos do que há ao nosso redor deixamos de experimentar uma parte da vida que faz um sentido mais que diferente ao nosso surf. Um sentido que transforma cada onda, cada manobra em algo com um sentido completo.

Boas Ondas,

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom o blog! vou acompanhar sempre, peço que visite o meu blog também!

http://plusong.blogspot.com

Se liga nas notícias