segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A culpa é de quem?




Fala Galera,

Qual o surfista que nunca vacou na vida? Se esse surfista existir aconselho a deixar de teoria e cair no mar urgentemente. Todos nós, em algum momento na vida vacamos feio e muitas são as razões para que isso aconteça.

Algumas vezes, devido a inexperiência em surfar no pico ou por falta de experiência mesmo no surf, acaba-se sofrendo alguns segundos embaixo d´água. Outras vezes, mesmo experiente, nos distraímos e levamos a série na cabeça, ou então aquele drop estilo “degrau” onde a gente acaba perdendo o controle. Muitas são as razões que podem nos levar a vacar, a errar o drop.

Em nossa vida acontece muito disso também. Quantas não são as vezes que vacilamos que erramos em nossas atitudes? Quantas são às vezes nas quais dissemos algo que não era pra ter sido dito ou então termos apostado em algo que não bombou?

Quantas vezes tomamos atitudes que nos arrependemos e acabamos querendo achar o culpado para tudo. Quem será o culpado de algo não ter dado certo na minha vida, porque será que vacilei com aquele amigo?

Na vida temos uma tendência de ouvir as pessoas buscarem fora de si essa resposta. Muitos querem culpar o outro envolvido na relação. Buscamos culpar o emprego, a esposa, os filhos, a namorada, o namorado, o país que não vai pra frente, a violência que nem mais bate a nossa porta, ela já entrar arrebentando tudo. Procuramos encontrar o culpado para tudo que acontece. Quando vemos algo acontecer já ficamos procurando ver quem é o responsável.

Em meio a essa busca, muitos espiritualizam e dizem que a culpa é do Criador das Ondas, que foi ele que castigou devido alguma atitude que tivemos. Uma espécie literal de castigo divino. Será que é assim mesmo?

Outros ainda “demonizam” tudo e dizem que foi um tal de diabo que fez isso e aquilo na nossa vida. Será? Será que a responsabilidade por meu cartão de crédito estourado é do diabo?

Será que eu vaquei no drop porque errei na minha conduta? Será que o Criador das Ondas lida conosco dessa forma? Acredito que não.

Seria como se a vida fosse um eterno tribunal onde estamos sendo julgados constantemente. Será que é pra ser assim?

Muito do que sofremos na vida é conseqüência das nossas escolhas. Muito do que sofremos é devido decisões nossas. A outra parte são devido situações imprevisíveis, situações quem acontecem e que, não diretamente, temos responsabilidade.

Muitas podem ser as razões para meu drop não dar certo. Eu posso vacar porque estou fora de forma, sem preparo físico para aquele mar, eu posso vacar porque não sei surfar, não me preparei, posso vacar por negligência no meu equipamento, posso vacar porque era pra vacar mesmo e simplesmente aconteceu.

Precisamos perceber que somos responsáveis pela nossa vida e que, antes de procurar um culpado para o que estamos passando, precisamos refletir sobre nossas escolhas, sobre nossas decisões e para onde queremos ir na vida. Parece simples, mas não é. Temos a tendência de buscar fora de nós mesmos as respostas e muitas delas estão dentro da gente.

Portanto, o convite que faço a você hoje é que busque se conhecer mais. Observe suas atitudes diante das contingências que a vida coloca. Observe o que lhe motiva a agir como age. Só assim conseguiremos amadurecer em meio a essa trip alucinante chamada vida.


Boas Ondas

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias