quarta-feira, 21 de março de 2012

Ponte Metálica: A natureza agradece

 
Quem acompanhou as notícias referentes ao novo aterro na Praia de Iracema em Fortaleza pode presenciar através de artigos a mobilização que a comunidade do surf e bodyboard local realizaram.

Para quem não sabe o que se passa, estamos lutando contra o aterro de um dos picos mais tradicionais da nossa cidade: a Ponte Metálica. Devido a construção de um aquário gigante, o poder público está realizando o aterro da região para acomodar o mesmo.

A questão é que a Ponte, bem como ao seu redor, é habitat natural de uma vasta fauna e flora marinha. Quem surfa na região sabe que compartilhamos o outside com golfinhos, tartarugas, cavalos-marinhos, peixes e outras vidas marinhas.

Nós que somos do mar sentimos isso na pele, pois estamos lá dentro desfrutando das ondas e do paraíso que é a Praia de Iracema para quem é local ou da cidade.

Muito motivador ver a maturidade de todos diante da questão. Olhar e ver a comunidade do surf e bodyboard agirem com maturidade diante da questão me fez ver o quanto temos acertado e amadurecido diante dos dilemas que enfrentamos.

Ao invés de vermos cenas, como de costume, quando se fala em protestos quando a galera só faz bagunça, vimos a comunidade do mar toda reunida de forma pacífica buscando dialogar com o poder público.

Ver o Marcelo Bibita, Amélio Jr, Tita Tavares e outros buscando o diálogo me fez ver o quanto temos crescido diante das questões sociais, diante da cidadania que é nossa responsabilidade. Demos um show de cidadania para a sociedade. Logo nós, surfistas e bodyboarders que há uns 30 anos atrás éramos tido como marginais, vagabundos, hoje somos profissionais, pessoas respeitadas por parte da sociedade, empresários, professores, profissionais da imprensa e do mercado do surf. Estamos aprendendo a lidar com a política e com nosso direito de falar. Isso é muito importante para o esporte e para os surfistas como cidadãos.

Você que é meu leitor pode me perguntar: Mas Carlos, o que isso tem haver com o “Se liga na Palavra” que você escreve toda semana? Eu digo a você meu querido leitor: Tudo haver. A palavra não possui como finalidade somente ser uma benção para minha vida, para meu crescimento. A palavra precisa me tirar da zona de conforto e fazer perceber que faço parte da sociedade e que preciso ser agente transformador do mundo.

O Criador das Ondas nos convida a sermos seu parceiro na construção de um mundo, de uma cidade melhor. Mais que buscar resolver meus problemas pessoais, o cristianismo me convida a fazer a diferença e lutar pelas questões da vida, da sociedade, da minha cidade. Vejo que a galera do mar está entendendo o recado.

Por ironia da vida, um pico que estava desativado devido um aterro que ocorreu há alguns anos na Praia de Iracema e que matou alguns picos, voltou a rolar nas últimas semanas. O pico conhecido como Lido Manso voltou a bombar devido o aterro que foi feito antes da área da Ponte. Ironia ou não da vida a natureza presenteia a galera do mar com suas ondas das antigas. O Lido Manso renasceu em meio a tanta luta, suor e sofrimento. Continuemos a cuidar da nossa praia. A natureza e o Criador das Ondas agradecem.

Boas Ondas

Por: Carlos Bezerra
Foto: Carol e Estelo




2 comentários:

Eterno Amor disse...

Me segue aii eu to te seguindo amore. Desde já mtoO obrigado e agradeço se vce compartilhar e seguir meu blog Bjao http://www.ellenamoreterno.blogspot.com

L@L() disse...

Olá, estou passando pra tentar conseguir parcerias para ganhar dinheiro com o Blogger. É muito facil, me siga no blogger, entre em um de meus blogs e click nas propagandas ki lá existem, eu tambem farei o mesmo, basta vc postar propagandas em seu Blog. Ganharemos dinheiro com isso, se fizermos diariamente. Conto com Vc!

Se liga nas notícias