segunda-feira, 12 de março de 2012

Qual o verdadeiro poder?




Fala Galera,

É muito alucinante ver a evolução do surf nas últimas décadas. A evolução da tecnologia proporcionou o avanço no desempenho dos surfistas profissionais e amadores.

Olhar Aldemir Calunga dropando Teahupoo, Messias Felix voando alto, Alan Jhones brincando no ar em momentos críticos e Isabela Sousa invertendo tudo com seu bodyboard nos faz pensar até que eles são dotados de um poder sobrenatural.

Não galera, não é nada de poder sobrenatural. O que eles possuem é muito talento, dedicação ao que faz, muito amor e profissionalismo no esporte que abraçaram como estilo de vida.

Muitas vezes, temos a sensação que pessoas que fazem algo muito alucinante possuem um poder de outro mundo, algo mágico. Todos nós seres humanos temos uma necessidade por esse tal de “poder”.

No nosso trabalho, muitos almejam um cargo onde possam mandar, comandar, possuir poder entre os amigos. Uma necessidade quase irracional.

No meio religioso existe uma necessidade por poder também. Hoje em dia basta ligar a TV para vermos muito líderes fazendo ações milagrosas, mágicas até. A necessidade de fazer algo mirabolante que atraia as pessoas acaba por levar ao ridículo todos que possuem uma fé e uma religião. Acaba que todos são nivelados pelo ridículo e não pelo bom, pelo ético, pelo equilibrado em sua espiritualidade.

Muitas vezes, pessoas buscam “poder” nesse meio para resolver sua vida de forma mágica, sem precisar se esforçar. Queremos os resultados sem precisar passar pelos processos.

Esse poder ilusório que muitos buscam acaba por gerar pessoas vazias, sem amor no coração. O egoísmo fala mais alto e o que muitos buscam é resolver seus problemas. Transformamos-nos em ilhas e acabamos pagando o preço que for necessário pelo “poder”.

Quando olho para o convite de Jesus a viver uma nova vida, uma vida com sentido, não o vejo falando que esse poder é necessário. Vejo-o dizendo que o mais importante para quem quer ser o melhor é ser o que serve, o que ajuda, que cuida dos demais. Uma lógica totalmente na contramão do que vemos no nosso dia a dia.

Portanto, se você deseja ter “poder” em sua vida, saiba que ele tem haver com amor, com integridade, com caráter, com cuidado ao próximo, justiça social, cidadania, sustentabilidade e ecologia. Uma pessoa que busca poder nos dias de hoje precisa estar comprometido com a sua vida, sua cidade, seu planeta, com o próximo. Compromisso com a vida: esse sim é o verdadeiro poder que precisamos ter para encarar os desafios do dia a dia.

Boas Ondas


Nenhum comentário:

Se liga nas notícias