terça-feira, 28 de outubro de 2008

Presentes


Por: Carlos Bezerra

(Marcos 6:1)


Reflexão:

Vivemos numa época que a correria humana está chegando a limites totalmente inimagináveis. Muita informação, muitas tarefas, muitos compromissos. Celulares, metrôs que levam as pessoas por kilômetros de distância em minutos. Viagens, compromissos. Violência, comércio de tudo que imaginarmos. Você acaba de comprar o melhor computador, o topo de linha e mal sai da loja ele já está ultrapassado por outro modelo. Uma criança de seis anos já foi mais abastecida de informação do que um idoso do século passado.
Hora, vivemos correndo contra o tempo. Vivemos sendo bombardeados por informações e por apelos de propaganda. Toda hora surge uma propaganda dizendo que nossos problemas acabaram e que eles tem a solução pra tudo. Tudo o que?


Quando eu me volto pros Evangelhos de Lucas, Mateus e Marcos fico admirado como Jesus se moveu e como ele tinha firmeza, propósito em sua caminhada.
Com doze anos ele argumenta com seus pais dizendo que está cuidando dos negócios do seu Pai.
No versículos que acabamos de ler Jesus tem realizado inúmeros milagres, sinais e prodígios em Cafarnaum.
Seus discípulos lhe procuram e o encontram orando. Ele diz que vai pra Nazaré.


Fico intrigado como Ele realizou milagres e curas e de uma hora pra outra decide partir dali, determinado. Claro que o povo não queria que Ele fosse mas Ele partiu.
Interessante é que algumas pessoas ficaram sem resolver seus problemas porque não deu tempo. Mas o tempo que Jesus passou ali Ele se dedicou a elas.
Jesus tinha um propósito, um caminho a percorrer. Não de qualquer forma pois por onde Ele passou as pessoas não ficaram da mesma forma.
Nós não vemos Jesus dizendo que não fez algo porque estava ocupado ou porque não deu tempo.
Temos hoje uma cultura que valoriza nos enchermos de várias atividades que não temos tempo nem para fazer uma refeição.
A ordem do dia é dizer que está super-atarefado que tem muitas coisas pra resolver e sair por ai correndo igual a um louco contra o tempo.

O que estamos fazendo com o nosso tempo, com a nossa vida?

Será que estamos dando prioridade as coisas que merecem? Será que não estamos deixando de lado as tarefas mais belas da vida somente porque estamos viciados na correria? Fazendo um pouco de cada coisa e ao mesmo tempo não fazendo nada?

A vida está passando por nós ou nós estamos passando pela vida?

Jesus não fica em Cafarnaum porque ele tem um objetivo, ir a Nazaré. Não que eles estivesse apressado até porque por onde passou Ele curou e parou quando necessário para atender alguém. Mas ele tinha um caminho a percorrer. Muitas vezes nos enchemos de coisas porque não sabemos dizer não.

Você é do tipo que diz muitos “sim” e não sabe dizer “não” quando necessário?

Jesus quando se retirou para orar tinha antes curado pessoas e fico imaginando o tanto de coisas que ainda queriam pedir pra ele. Fico também imaginando no meio daqueles doze discípulos o quanto de idéias e direcionamentos que eles deviam ter diferentes um dos outros. Mas Jesus tinha um objetivo, um caminho a percorrer e Ele sabia dizer “não” na hora que era necessário.

Isso não é realizado de qualquer forma. Depois de ter ouvido muitas pessoas, cada qual com seus problemas e necessidades, Jesus se isola para orar, conversar com o Pai e ouvir d´Ele se está no caminho certo, se está seguindo o desejo do coração do Pai. Jesus se isola para ouvir o direcionamento do Pai. Ai está a sua bússola.

Jesus focava suas energias no Pai. Ele tinha foco, visão a alcançar. A vontade do Pai.
Quando perdemos esse foco nos envolvemos numa vida extress. Uma vida onde vivemos ocupados e cheios de coisas para fazer. Corremos de um lado pro outro e não conseguimos resolver muita coisa.
Claro que tem época em nossa vida que corremos mesmo. Na época do vestibular, da conquista da carreira e coisas desse tipo. Mas não devemos deixar esse estilo de vida tomar conta de nós pois é um vício, uma doença.

Pegue sua agenda e comece a olhar pra ela e a questionar cada compromisso que tem lá. Faça uma limpeza nela.
Precisamos sempre avaliar nosso ritmo de vida. O ritmo que você tem com vinte anos não será o mesmo quando você tiver cinqüenta. Viver ocupado é um vício e se você não perceber isso poderá ter grandes problemas de saúde.

Você pode até achar que estou falando em largar as coisas ruins de sua agenda, dos seus compromissos mas não bem isso que quero dizer.
Podemos nos encher de tantas coisas boas que não sobra tempo pra coisa principal.

Lembro que certa vez quando era criança, acho que tinha sete anos de idade. Era um dia especial, aquele sábado era o dia que estava indo comprar um presente com o meu pai. Lembro que chegamos na loja de brinquedos e que meu pai disse pra mim que poderia pegar o que quisesse contanto que a soma desse o valor que ele tinha estipulado.
Até aquele momento tinha ido comprar um presente mas de repente aquele presente poderia virar três, quatro ou cinco brinquedos. Dependendo do valor.
Aí não contei conversa, comecei a pegar o que me agradava e lembro que peguei uma moto, um avião, uma caixa de bonecos e outra coisa que não me lembro. Sei que no final estava com as mãos lotadas de caixas.
Fomos pagar e quando estava saindo da loja vi um Boneco que era chamado Falcon (tipo um soldado americano, todo camuflado). Quando o vi lembro que deu um estalo na mente mas fiquei calado. Quando estávamos lá fora eu meio que tímido perguntei ao meu pai: Pai, se somar o que a gente comprou aqui, dava pra ter comprado o boneco Falcon? Meu pai pensou e disse: dava sim filho.

Muitas vezes, enchemos nossa vida de muitas coisas legais de se fazer e vamos vivendo e caminhando por ela na correria do mundo moderno.
Será que não estamos perdendo tempo com coisas que não são tão importantes?
Será que tem algo que Deus tem reservado para nós que está ficando de fora da nossa vida?
Que possamos ter uma vida mais simples porém focada no caráter de Cristo e no direcionamento do Pai.

Se liga nas notícias