segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Qual o centro da nossa vida?



Por Carlos Bezerra

Mateus (19:16-26)

16 Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?”
17 Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você
quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”.
18 “Quais?”, perguntou ele.
Jesus respondeu: “ ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, 19 honra teu pai e tua mãe’ e ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
20 Disse-lhe o jovem: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?”
21 Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um
tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me”.
22 Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.
23 Então Jesus disse aos discípulos: “Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.
24 E lhes digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de
Deus”.
25 Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Neste caso, quem pode ser salvo?”
26 Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”.






Introdução:

Sempre que leio esta passagem fico intrigado com essa resposta de Jesus a esse moço rico: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me”.

Por um bom tempo eu fiquei pensando que essa resposta de Jesus a “perfeição do moço” era algo como que testanto ele, o moço.

O mais alucinante de você ser cristão é que Jesus se faz realmente presente na nossa vida e Ele inspira nosso estudo, nossa busca por respostas na sua Palavra.

Hoje conhecendo mais um pouco de Jesus do que ontem e buscando assimilar mais seu caráter para minha eu não consigo ver um Jesus que testa um jovem, que faz testes pra ver se ele se garante mesmo.

Hoje, eu percebo nessa passagem outro Jesus. Um Jesus que quando pede pra ele vender tudo e dar aos pobres pede pra ele se desfazer dos bens sorrindo e feliz, com alegria na alma, com alegria por aquele jovem que queria seguir o caminho com Ele.

Pra Sua tristeza percebe que o jovem não queria se desfazer dos bens. O centro da vida daquele jovem eram suas propriedades, seu dinheiro.

Não que Jesus esteja dizendo pra gente se desfazer de tudo que temos e dar pros pobres mas o contexto daquela época era necessário que fosse assim. Pedro largou a pesca assim como os outros largaram suas profissões
porque era algo que se fazia necessário no ministério de Jesus.

Quando ele convida o jovem eu creio que era com esse intuito, com essa vontade em seu coração, com essa alegria.

A questão que rola aqui é: Onde estava o coração do moço?

Estava na religiosidade, no cumprimento das leis e no desejo de buscar uma vida eterna no futuro ou estava no desejo de viver realmente a vida eterna a partir daquele dia, uma vida eterna que faz com que a gente viva ela através do amor pelo próximo e por nosso Pai, Deus?

Uma vida eterna que pra ele começaria colocando a Jesus no centro da sua vida.

O próprio Jesus diz: “Se você quer entrar na vida...”
MT 19:17

O moço queria seguir regras e ter uma garantia certa no futuro. Ele não queria viver uma vida de altos e baixos sem seu dinheiro, dava pra ele a garantia de segurança.

Ele não queria uma vida que faria ele abrir mão da prioridade de sua vida que era o dinheiro.

Muitas vezes seguimos regras e achamos que assim estamos em dia com nosso cristianismo.

Ser Cristão é muito mais que seguir regras. Temos sim um caráter a se espelhar que é o de Jesus mas Ele não nos convida a seguir um mundo de regras.

Ele nos convida conhecer a verdade e promete que ela nos libertará.

Ele diz que é o caminho a verdade e a vida e que ninguém vem ao Pai senão por ele.

Cristianismo é muito mais que seguir regras. É viver uma vida verdadeira.

A gente tem o hábito de colocar nossa vida em gavetas, em setores.

Usar a ilustração do orkut e das fotos (pasta de espiritualidade, pasta de lazer, pasta de namoro, pasta do trabalho, de viagens)

Meu surf, meu estudo, meu trabalho, meu namoro, minha família, Cristo.

E a distorção que acontece é que a gente acaba colocando uma dessas “vidas” como o centro da nossa historia.

Tipo: minha vida é o trabalho e ai o cara só vive pro trabalho, afetando a família, o namoro, o estudo, surf, Deus.

Ou então a vida do cara é o surf e ai ele afeta todas as outras áreas que falamos.

Sabe o que acontece aqui: é como a gente um círculo formado por todas essa áreas da nossa vida e a gente acaba colocando um desses itens no meio e espera que ele seja o nosso eixo.

O nosso eixo é Cristo e só quando colocamos Ele em nossas vidas como o centro de tudo que fazemos e que verdadeiramente vivemos o cristianismo.

Ele tem que transbordar na nossa vida integralmente. No trabalho, na família, no surf, estudo, em todas as áreas que você tiver.

Só assim viveremos o verdadeiro cristianismo e aqui eu não falo de um cristianismo religioso que você viva pregando, pregando na família e nas outras áreas. Mas eu falo de um cristianismo que você viva a partir do seu caráter que está sendo moldado segundo a inspiração do caráter de Jesus.

Um cristianismo que você viva na cultura que você está inserido, no seu prédio, no seu bairro, na sua comunidade, na sua praia.

Esse é o verdadeiro cristianismo. Se o moço rico tivesse experimentado isso talvez a atitude dele fosse outra.

O convite hoje é esse: coloca Jesus no centro da tua vida. A partir dele você viva as áreas da sua vida.

Antigamente eu me definia como um surfista cristão.

Hoje eu me defino como um Cristão surfista, um Cristão pai de família, um Cristão profissional.

O Centro da nossa vida é Cristo

Que você possa sair daqui com essa percepção de cristianismo. O que você possa buscar inspiração para sua vida no caminho que Jesus viveu.

Se liga nas notícias