terça-feira, 28 de julho de 2009

O que me convém?


Por Carlos Bezerra

1 Coríntios 6: 12

Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize.


Esse versículo está inserido na carta de Paulo aos coríntios. Como já vimos, essa carta é escrita por Paulo para tratar assuntos que estavam em questão dentro daquela comunidade. Eles estavam se distanciando do cristianismo que Paulo havia pregado. Eles não estavam lidando bem com a liberdade de ser cristão.

Liberdade, essa palavra é muito difícil de ser lidada. Quando somos jovens corremos o risco de se meter em grandes confusões por causa dela. Quando mais velhos temos certa resistência em aceitá-la. É melhor ficar no meu mundo, no meu universo do que enfrentar os desafios que a liberdade me proporciona.

A galera de Corinto não estava lidando bem com a liberdade. Ela estava sendo motivo de condutas que não estavam gerando a vida abundante que Jesus anunciara.

Temos essa tendência também. Temos a tendência a não lidar bem com a liberdade. Confundimos as coisas.

Temos refletido e conversado sobre o cristianismo como estilo de vida. Temos falado que Deus criou o mundo para nós, seus filhos. Que tudo é nosso e devemos ter uma fé que se alargue ao ponto de percebermos a verdade em qualquer lugar. Muito mais além dos muros da nossa comunidade, da nossa igreja.

A questão é que isso requer uma responsabilidade e uma busca pelo Espírito de Deus. O discernimento fará toda a diferença pois, se não o tivermos, poderemos nos meter em muitas confusões.

Paulo diz que podemos tudo mas que nem tudo nos convém. É verdade. Como filhos de Deus podemos tudo pois, tudo é nosso mas devemos ter o cuidado, devemos ser criteriosos com o que escolhemos e com as decisões que tomamos.

Estava lendo um livro sobre casamento, de um autor cristão. Nele, o autor cita que certa vez estava praticando sua corrida matinal. Ele tinha mais de 60 anos e em certo momento da corrida, no parque, passa por ele uma linda jovem com um shortinho pequeno e ele comenta consigo mesmo que é impressionante como a luxúria bate a sua porta mesmo depois de mais de cinqüenta anos de caminhada cristã.
Ele percebe que mesmo toda a sua vida, toda a sua caminhada não é motivo para que ele não sinta atração por aquela jovem tão linda.
Achei muito legal o fato dele ter percebido que ele possuía liberdade em Cristo para viver e que a liberdade em Cristo que ele possuía não o deixava das asas ao sentimento de luxúria que ele estava tendo naquele instante.

Temos liberdade, em Cristo, para viver. Mas essa liberdade não é para que possamos legitimar nossas atitudes que não são legais. Atitudes que na verdade não irão trazer Paz para nosso espírito e para a nossa vida.

Nossa liberdade tem como objetivo gerar equilíbrio, gerar vida e não provocar satisfação própria e egoísta.

Nosso corpo não existe para praticar desequilíbrio ou atitudes egoístas. Ele existe para servir ao nosso Criador. Para gerar vida ao nosso redor e dentro de nós. Proclamar a Paz.

Muitas vezes usamos nossa liberdade para desenvolver hábitos que nos escravizam.

Tudo que nos vicia gera desequilíbrio. Temos que ter muito cuidado com isso. Não existe regra.

Temos uma tendência humana a nos viciarmos com as práticas, os hábitos. Há pessoas que possuem essa tendência muito mais acentuada e isso pode gerar um desequilíbrio na vida delas.

Pessoas podem se viciar com o trabalho e transformar ele em um grande problema para sua família e vida. Podemos nos viciar em surfar e prejudicar nosso crescimento profissional e vida. Pessoas começam bebendo e viram dependentes do álcool. Outros iniciam com um cigarro de maconha e acabam morrendo dependentes do crack.
Você pode gostar de jogar apostado com seus amigos e, de repente, no decorrer da sua vida, virar um viciado em jogo. Inúmeros são os casos de pais e mães de família que perderam todas as suas riquezas nas mesas de cassinos e bingos.

Temos que ter cuidado com nossas escolhas. Elas definem e moldam nossa vida. O que você faz hoje pode ser um reflexo do que você será daqui a alguns anos. Preste atenção, observe, busque sensibilidade em Cristo.

Como cristãos, temos toda a liberdade da vida. Como cristãos devemos buscar ter Sabedoria para usá-la.

Boas Ondas,

2 comentários:

Jonathan Borba disse...

a Paz do Senhor meu brother

excelente matéria

eh isso que devemos fazer
vigiar o tempo todo pra nao cometermos erros, achando que está tudo bem pq podemos tudo

vivemos no meio de uma geração comprometida nao com DEUS, mas com o pecado
e isso vem trazendo sério problemas e até msm a morte

mas somos sal para o mundo
devmos fazer a diferença e mostrar que somos diferente

DEUS te abençoe brother

boas ondas pra vc tbm!

Naty Pitkowski disse...

É um dos vesiculos que mais gosto!
Ah, amei a foto! ;)
;) Tu é uma benção carlão!!!
Fica na Paz de Jah ;*

Te add como seguidor no meu blog, da uma visitada no meu ;)

Se liga nas notícias