quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Vivendo a comunidade


Fala Galera,

Hoje separei para você uma reflexão que tem por desafio convidar todos nós a vivermos comunidade. Precisamos perceber que não vivemos isolados. Precisamos nos relacionar, precisamos verdadeiramente amar nosso próximo para poder assim construir uma caminhada ao lado do Criador das Ondas.

Jesus buscou expressar para todos nós como o Criador das Ondas desejava se relacionar conosco.

Cada experiência vivida por Jesus possuía um ensino, um sinal de como devemos viver e construir nossa caminhada. Aqui está um desses ensinos. Tenha uma boa reflexão.


Ouvindo o que havia ocorrido (João Batista havia sido decapitado), Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. Quando Jesus saiu do barco e viu tão grande multidão, teve compaixão deles e curou os seus doentes.
Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Este é um lugar deserto, e já está ficando
tarde. Manda embora a multidão para que possam ir aos povoados comprar comida”.
Respondeu Jesus: “Eles não precisam ir. Dêem-lhes vocês algo para comer”. Eles lhe disseram: “Tudo o que temos aqui são cinco pães e dois peixes”. “Tragam-nos aqui para mim”, disse ele. E ordenou que a multidão se assentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças. (Mateus 14:13-21)



Esse trecho da Bíblia fala que Jesus teve compaixão das pessoas que estavam lhe seguindo e curou os seus doentes.

Jesus, mesmo abalado com a morte de João, vivendo um momento em que precisava ficar quieto, meditar, falar com o Criador, ele teve que parar de olhar para sua própria necessidade e cuidar da multidão que o procurava.

Esse é o espírito que o discípulo de Cristo precisa buscar. Um espírito que mesmo vivendo seus desafios do dia a dia, possui o desejo de olhar e cuidar do próximo.

Estava nesses dias assistindo 2012 e uma frase me tocou muito. Foi quando um dos caras lá disse algo do tipo: “quando paramos de nos preocupar com os outros, perdemos nossa humanidade.” Isso é a pura verdade.

Dificuldades, sempre teremos, sempre surgirão no nosso dia a dia e a pessoa que busca ser um discípulo de Jesus deve entender que buscando Sabedoria e direcionamento no Criador, podemos superar e prosseguir nossa caminhada.

Mesmo vivendo nossas dificuldades, precisamos ter um olhar como o de Jesus que teve compaixão e buscou cuidar dos que o procuravam e estavam ao seu redor. Esse é um dos nossos desafios como cristãos, como surfistas cristãos.

Outra lição que percebo nesse trecho tem haver também com unidade, com comunidade.

Os discípulos pedem a Jesus para que ele mande a multidão embora para as cidades vizinhas, se alimentarem.

Jesus manda que eles mesmos alimentem as pessoas e ai acontece o milagre da multiplicação dos pães.

Antes de Jesus querer mostrar pra gente algo do tipo: "Olha aê galera, eu multiplico pães e peixe", eu vejo Jesus querendo dizer algo como:

"Galera, vocês são responsáveis por quem está ao seu redor, quem faz parte da sua comunidade, da sua tribo. Um pouco de cada um pode suprir a necessidade de quem não tem nada. Vocês podem realizar o milagre da multiplicação no dia a dia de vocês. Basta perceber que se cada um doar um pouco do que tem pode suprir a necessidade quem por algum motivo não está podendo no momento ter recursos."

Essa é a maior lição da multiplicação dos pães. Um pouco de cada um supri a necessidade de todos. Essa é uma lição que todos nós que desejamos seguir os passos de Jesus precisamos ter no nosso coração. Possuir um espírito de unidade, de doação, de comunidade.

É difícil, pois nos dias que vivemos o egoísmo prevalece. Mas se queremos ser cristãos, se queremos ser discípulos de Jesus, precisamos fazer a diferença ao nosso redor.

Que você possa estar sensível ao seu próximo, que você possa estar sensível a nossa comunidade, a comunidade do surf.

Boas Ondas.

Por Carlos Bezerra / Pranchão Surf Shop

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias