terça-feira, 13 de abril de 2010

Preservando o pico


Fala Galera,

Hoje eu queria falar com vocês sobre algo que está lá na Bíblia, bem no seu início. A forma que a Bíblia usa para explicar a criação do homem, do planeta é muito massa. Naquela época não havia ciência e o homem busca através dos seu conhecimento, explicar sua relação com o Criador das Ondas e com a criação de tudo.

Lá diz em Gênesis 2 que o Criador colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. O Criador desejava que o homem vivesse livremente a sua vida e tivesse uma caminhada lado a lado com Ele. A questão do homem se separar da caminhada com Deus nós conversaremos em outra oportunidade. Hoje queria tratar desse desejo do Criador para nossas vidas, o desejo que vivêssemos livremente e que cuidássemos do nosso planeta e o cultivássemos. Será que temos feito isso?

Passei o feriadão da Semana Santa na Taíba. Desde quinta-feira estive por lá na casa de amigos, surfando e curtindo os momentos em grupo. Foram momentos muito legais.

Apesar de ter vivido momentos de irmandade muito legais, de ter também encontrado amigos do surf que não via há muito tempo devido o Greenish Surf Máster ter rolado por lá, fiquei muito triste com o que vi na praia.

Percebi uma Taíba descuidada pela galera que freqüenta lá. Uma Taíba cheia de lixo por seus caminhos, uma Taíba cheia de lixo na praia. Você encontrava de tudo. Vi sacos de lixo mesmo jogados na beira da praia. Algo lamentável.

Meu coração ficou apertado e principalmente por ter frequentado a Taíba no início dos anos 90, época onde a gente ia pra lá por um caminho de piçarra, um caminho onde até certa vez meus amigos perderam o controle do carro e capotaram. O acesso era muito delicado.

Naquela época chegávamos na praia e não tinha “nada”, somente o visual paradisíaco e muita onda. Tudo o que precisávamos. Comíamos o pão da Taíba com caldo de cana e curtíamos o dia todo surfando. (rsrsr)

O progresso é importante, principalmente para os locais, porém o progresso precisa ocorrer lado a lado com a cidadania, com a educação e com a consciência ecológica.

Gostaria que essa palavra de hoje pudesse instigar os corações a tomar uma iniciativa. Desejo do fundo do meu coração que essa palavra possa encontrar lugar no coração de alguém. Quem esteve por lá neste feriado sabe do que estou falando.

Desejo também que cada um de nós perceba que não podemos contribuir para que isso ocorra nas praias do nosso litoral. Que aquele papo de não jogar lixo na praia seja levado a sério e que não seja somente uma palavra vazia, sem atitude.

Quando o Criador das Ondas criou tudo ele nos deixou a responsa de cuidar, de amar e preservar para que nossos filhos possam, um dia, levar seus filhos pra Taíba e outros picos espalhados pelo nosso litoral, e perceber que a criação é algo muito lindo, que a criação é uma forma de nos conectarmos ao Criador de tudo.

Boas Ondas,

Por: Carlos Bezerra / PENA

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias