quarta-feira, 26 de maio de 2010

A tradição



Fala Galera,

Hoje em dia é muito fácil encontrar duas ou até três gerações de surfistas em uma família. Muitas vezes, os filhos são apresentados ao surfe pelos seus pais que são surfistas.

Os exemplos hoje em dia são muitos. Podemos ver o Fia, Fabinho Gouveia, com seus filhos, o Picuruta e o seu filho Leco que busca seguir os passos do pai nas competições, temos ainda aqui no Ceará o Jocildo com sua filhinha Catharina, O Pena e seu filho, enfim, muitos surfistas que seguem a paixão e o amor que o pai possui pelo esporte que na verdade é o seu próprio estilo de viver.

Mas, ter um pai surfistas não quer dizer que automaticamente você será um. Precisa acontecer algo pessoal, algo que é entre você e o surf. Precisa acontecer um encontro entre você e o mar, entre você e a prancha. O pai pode facilitar, dando toques, abrindo portas e mostrando que este estilo de vida é alucinante, mas, precisa acontecer um verdadeiro encontro entre a pessoa e o surfe. Não será a tradição do pai que fará você ser um surfista, precisa acontecer uma decisão pessoal entre você e o mar.


Muitas vezes, vivemos uma dinâmica semelhante relacionada à nossa vida espiritual. Vivemos uma espiritualidade que está associada à nossa família, aos nossos amigos. De repente, você se considera cristão porque nasceu em um lar cristão. De repente, você se considera cristão porque possui amigos que são surfistas cristãos e ai você freqüenta as reuniões que a galera faz semanalmente e pronto, você se considera um surfista cristão.

A decisão de ser cristão e de seguir a Jesus e o estilo de vida dele, tem haver com uma decisão pessoal. Não adianta seu pai ser um homem que caminha com o Criador das Ondas, não adianta aquele seu super amigo que dá uns toques muito massa pra você sobre a vida, não adianta você viver num lar cristão. Você precisa decidir ser um também.

Assim como no surfe, onde temos que decidir ser surfista e que não adianta nosso pai e mãe surfarem, precisamos também decidir seguir a Jesus.

Seguir a Jesus, seguir seus ensinos, seus valores, buscar nele a forma como o Criador das Ondas deseja que vivamos e nos relacionarmos com ele. Em Jesus, encontramos um estilo de vida diferente, um estilo de vida que reflete vida aos que estão ao nosso redor e ao planeta que vivemos.

Tudo isso não existe por meio de tradição, por meio de regras e nem pode ser comprado. Isso acontece por um desejo verdadeiro de seguir a Cristo. Esse desejo passa pela fé e a fé não é algo que se compre ou se encontre na rua.

A fé vem por você decidir seguir a Jesus, decidir mudar de vida, de valores. Buscar uma sensibilidade que só o Criador das Ondas pode dar ao seu coração.

Paulo, o apóstolo, disse certa vez na carta que escreveu aos Romano que “ A fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo” (Carta aos Romanos, capítulo 10, versículo 17)

Que cada um de nós possa perceber que precisamos tomar a nossa própria decisão. Que o ouvir a mensagem, que o ler artigos como os do “Se liga na Palavra”, possuem o objetivo de mostrar a todos nós que podemos possuir um estilo de vida que complementa o que temos vivido no surfe. O estilo de vida que é ser cristão.

Boas Ondas,

Por: Carlos Bezerra / Surfbeat Surf Shop / Pena

Um comentário:

Cristiane Melo disse...

nossa seu blog é muitoo legal!! sem dúvida meus filhos iram surfar cmg! é um desejo presente! :)

boas ondas! :)

Se liga nas notícias