quinta-feira, 22 de julho de 2010

Medo


Fala Galera,

Hoje quero conversar com vocês a respeito de algo que, mesmo que não aceitemos, faz parte da nossa vida. Gostaria de refletir sobre medo, este sentimento que faz parte do nosso coração, da nossa vida e que entra em ação em muitas situações da nossa caminhada.

Quem já encarou um mar pesado sabe que o medo, a adrenalina fazem parte do surf. Quem já encarou um mar no estilo Jaws, Pipe ou Tahuppo sabem da responsa, da linha que separa o prazer e o medo.

Muitos acreditam que o medo é coisa de gente covarde, que o medo é coisa de gente fraca e que o mais correto é não sentir medo. Isso é um engano. O medo faz parte dos sentimentos que pairam em nossa alma, medos que, muitas vezes, servem de termômetro para que não detonemos nossa vida.

Como tudo, quando há um desequilíbrio, o medo pode ser algo complicado e em certos casos precisa ser tratado.

Hoje eu quero falar do medo que paira em nossa vida no dia a dia. Existem medos que nos acompanham diariamente. Muitos sentem medo do novo, medo do desconhecido. Outras pessoas sentem medo da velhice, medo de perder o emprego, algumas pessoas sentem medo de viajar sozinho, medo de ficar sozinho, da solidão. Muitos não surfam sozinho por terem medo. Outras pessoas sentem medo de enfrentar algo que nunca enfrentaram na vida, medo do futuro e das escolhas que irão fazer.

A questão é que o medo, a ansiedade pelo que vai acontecer, a preocupação não nos leva muito longe. Já percebeu como ficamos ansiosos muitas vezes por algo que poderá acontecer no próximo final de semana? Muitas vezes, ficamos tão ansiosos que nem conseguimos viver o momento de agora.

Muitas vezes, temos tanta preocupação com nosso futuro que não vivemos o presente. Preocupação tem haver com ocuparmos nossa mente, nosso coração com algo que ainda vai acontecer e quando fazemos isso de forma exagerada não nos ocupamos com o presente.

Tudo isso, todo esse sentimento tem haver com medo. Sentimos medo porque queremos ter o controle de tudo. Queremos ter o controle da nossa vida e das pessoas que estão ao nosso redor.

Precisamos entender que não somo Deus, que não podemos querer controlar a vida. Temos que perceber que o Criador das Ondas deseja sim construir a nossa vida ao seu lado.

Precisamos perceber que temos duas possibilidades de construir nossa vida. A primeira é tocando nossa história por nossa própria conta e escolhendo as coisas como achamos que deve ser ou como as pessoas nos dizem que devem ser. Esse estilo de vida acaba gerando o sentimento de medo, de ansiedade e de preocupação porque na verdade queremos resolver só nossos desejos e nossas necessidades egoístas. Tocamos a vida preenchendo o vazio do coração com sentimentos descartáveis, com objetos, com eventos e com relações vazias. Ficamos vagando pela vida tentando encontrar um sentido para ela.

A outra possibilidade é perceber que só encontraremos descanso para nosso coração, para nossa alma, ao lado do Criador das Ondas. É percebendo que só ao lado dele encontramos o extremo do medo. Que só ao lado dele encontramos Paz, descanso e confiança e que independente dos desafios, que independente do que possa acontecer, ele estará conosco.

Estar com ele não quer dizer que deixaremos de ter medo, mas, estar ao lado dele vai nos dar sabedoria e paz para enfrentar os desafios da vida porque já não somos somente nós que estamos enfrentando os desafios. Somo nós e ele.

Paulo, o apóstolo de Jesus disse certa vez que “Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer?” (Carta aos Romanos, capítulo 8, versículo 31)

Esse vencer não tem haver com sairmos “ganhando” das outras pessoas por sermos melhores. Na verdade ninguém é melhor que ninguém. Se você se acha melhor que alguém saiba que você não é porque a bíblia diz que todos pecaram e que todos estão distantes de Deus. Somente por meio de Jesus e que podemos construir uma caminhada com o Criador das Ondas.

Esse vencer tem haver com os desafios do dia a dia. Esse vencer tem haver com encontrarmos forças para superar o que tem nos destruído. Esse vencer tem haver com olharmos para a vida e percebermos que precisamos fazer escolhas boas, escolhas que gerem vida.

Só conseguiremos vencer o medo caminhando ao lado do Criador das Ondas. Somente nele encontraremos a maior arma para enfrentar o medo. Essa arma se chama amor.

Foi por amor que o Criador das Ondas nos fez. Foi por amor que ele mandou seu filho Jesus para morrer por cada um de nós e com a sua morte nos libertar do pecado, do erro. Foi na cruz que Jesus mostrou todo o amor de Deus pela raça humana.

Pare e olhe para esse amor. Ele está presente em tudo ao seu redor. Esse amor é que move nosso planeta. Mesmo com tantas coisas erradas rolando, esse amor está ai e cabe a mim e a você fazer com que ele possa ser expressado na nossa vida, no nosso dia a dia.

O apóstolo João disse que o verdadeiro amor lança fora todo medo. Precisamos caminhar ao lado do Criador das Ondas pois, somente nele, encontraremos o verdadeiro sentido para enfrentarmos os desafios que existem nas nossas vidas.

Ele é o caminho.

Boas Ondas,

Por: Carlos Bezerra / Surfbeat Surf Shop / Pena

Um comentário:

Carolline Sathler disse...

Amei o texto Carlos. Muito obrigada por toda a força que você sempre me dá, e saiba que te considero demais. Sempre peço a Deus, que te use ainda mais para alcançar e transformar pessoas, pois vc é um servo de Deus. Te admiro demais. Que Deus lhe abençoe sempre.
:)

Se liga nas notícias