domingo, 30 de janeiro de 2011

Integridade


Fala Galera,

Nos anos 60, o surfista era conhecido pelas pessoas como “aquele grupo de caras que não fazem nada da vida, que só vivem na praia pegando onda”. Era um período de repressão, ditadura, e o surf encontrava nessa postura uma forma de expressar sua inquietação diante da sociedade.

O tempo passou, a ditadura se foi, pelo menos da forma que existiu, e os caras que não faziam nada e viviam na praia hoje são empresários, donos de marcas do mercado surfwear.

Aquela imagem do surfista mudou bastante e hoje vemos muitos pais apoiando a carreira do filho no esporte. Aliás, o surf hoje é um esporte e rende muita grana para as regiões que investem em campeonatos e circuitos.

Muitos atletas, grana legal para os profissionais, marcas pagando para o atleta viver o sonho de competir e viajar pelo país e mundo a fora. O surf hoje é uma realidade bem palpável.

O nosso estilo de vida está bem sólido e respeitado pela sociedade. O mercado do surf é uma realidade.

Apesar de muitos suarem a camisa pelo surf, muitos também ainda sujam a imagem do esporte mundo a fora. Mesmo com o profissionalismo que existe hoje, ainda esbarramos com muito amadorismo, ou pior, com muito anti-profissionalismo.

E o que isso provoca? Descrédito por segmentos da sociedade além de sujar a imagem do nosso estilo de vida. Acaba que muitos ainda dizem que existe muita malandragem e acabam por não levar a sério o trabalho dos que trabalham com um alto grau de profissionalismo e seriedade.

Sabe onde está a questão de tudo isso? Está na integridade da pessoa. Precisamos ser íntegros.

Certa vez, Jesus disse aos seus discípulos: “Que o “sim” de vocês seja sim, e o “não”, não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do mal.” Mateus 5:37

Sabe o que é integridade? É quando a gente não precisa ter duas caras para lidar com grupos diferentes de pessoas. É quando a mesma pessoa que você é no trabalho é a mesma que é em casa, na intimidade. Integridade tem haver com ser inteiro no que se é.

É fácil ser assim? De forma alguma. É uma luta que precisamos encarar dia a dia. Precisamos olhar para nós mesmos no espelho e encarar nossos vacilos, nossos defeitos, afinal, todos possuímos.

Enquanto não fizermos isso, estaremos dando espaço na nossa vida para que hábitos não legais que possuímos continuem a existir.

O surf precisa de surfistas íntegros, profissionais íntegros, pessoas cada vez mais sérias vindo somar com os que acreditam que esse nosso estilo de vida é a forma mais alucinante de se viver.

Boas Ondas,

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias