segunda-feira, 28 de março de 2011

Ética para a vida


Fala Galera,

Final de semana triste, mais um jovem é brutalmente assassinado em nossa cidade. Desta vez, alguém da nossa praia, da nossa tribo.

Nada nesse mundo justifica tirar a vida de alguém. Nossa sociedade, a cada dia, se torna mais violenta e apesar de mais “moderna”, mais desumana. Estamos nos tornando, cada vez mais, em uma humanidade desumana.

E o pior é que, salvo algumas exceções, nos limitamos a lamentar e achar que “é assim mesmo, a vida é perigosa”...

Não podemos nos acomodar com injustiças desta natureza! Não podemos simplesmente lamentar e viver nossa vidinha até o dia em que alguém mais próximo ou até nós mesmos estaremos em frente a nossa praia preferida, nos preparando para entrar e seremos assassinados com 22 tiros.

Não interessa o motivo do assassinato, pois nada nesta vida justifica isso. Também não adianta acharmos que é só colocar mais policial e está tudo resolvido. A questão é mais profunda, é mais complexa e simples ao mesmo tempo.

Complexa porque o mundo que vivemos é capitalista e a centralização da grana e poder estão nas mãos de uma elite. Muita grana para poucos e pouca grana para muitos. Muita gente vive em condições desumanas de vida, sem educação, saneamento básico, sem alimentação. Frágeis vítimas de um sistema cruel que não permite terem condições de buscarem uma vida melhor. Prisioneiros de um sistema onde os valores são distorcidos devido à injustiça que sofrem.

Simples porque poderia ser dado o básico para que tantos pudessem ter acesso ao conhecimento. Poderia ser dada educação digna para o povo, pois é um direito de todos. Com educação, as pessoas conseguem olhar além no horizonte. Com educação pode-se sonhar com um futuro.

O esporte é um caminho para um jovem carente conseguir integrar-se a sociedade, mas, sem educação, por mais talentoso que seja não chegará muito longe.

Não adianta lamentarmos e denunciarmos essas questões. Precisamos agir, precisamos fazer a diferença. Faça a diferença onde você está. Busque contribuir contra essas injustiças. Se tivermos o desejo verdadeiro de lutar pelo bem dos jovens do nosso país, encontraremos outros que estão na mesma causa. Busque essas pessoas, una-se a elas em pro do bem.

O nosso mundo não deixará de ser caótico se mantivermos a nossa postura de somente estar preocupado com nossa vida pessoal. Precisamos da cidade para viver, precisamos do outro para viver. Precisamos cuidar do bem coletivo, precisamos lutar pela ética na cidade, pela ética na vida de todas as pessoas.

Esse desejo precisa partir de cada um de nós para poder encontrar no grupo a força necessária para se construir um planeta mais justo de se viver.



Boas Ondas

“A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: Cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo” - Tiago 1:27

2 comentários:

Roberto Oliveira disse...

É isso Carlos, devemos incentivar consciência coletiva para que o mundo mude.Só em Cristo teremos forças. Valeu cara!!!

Anônimo disse...

NA REAL, TEM GENTE QUE AINDA NAO CAIU NELA, OREMOS POR ELES PEDINDO QUE A CADA MINUTO ALGO DE BOM VEI
com cristo somos vencedores

Se liga nas notícias