terça-feira, 22 de novembro de 2011

Somos comunidade



Fala Galera,

Surfar é muito bom. Quem não gosta de pegar seu pico predileto com boas ondas e, de repente, sem crowd por perto? Quem não gostaria de chegar cedo no pico do quintal de casa e estar vazio e com boas ondas. É muito massa, principalmente quando estamos naquelas fazes em que temos surfado constantemente no crowd pesado.

Só que, essa experiência de estar só não nos completa por muito tempo. Depois de um período começamos a sentir falta dos amigos, da galera mais chegada. Certamente, se as boas ondas durarem o dia todo ou uma semana, procuraremos nossos amigos e a próxima caída vai ser com o grupo, com a galera.

Sabe por que somos assim? Porque não fomos feito para viver sozinho. Fomos feito para viver em grupo, em turma, em comunidades. Muitos acreditam que não precisam de ninguém, mas isso é ilusão. Tudo que temos, tudo que possuímos foi feito, foi produzido por alguém.

Desde nossa bermuda até nosso chinelo, tudo foi feito por uma pessoa ou por uma máquina operada por alguém. O homem é um ser comunitário. O que isso quer dizer?  Que fomos feito para nos relacionarmos uns com os outros e, a partir dessas relações, construir uma vida, uma historia ao nosso redor.

O surf também é assim. Só surfamos porque existem pessoas por trás da nossa prancha, roupas e tudo mais que envolve nosso surf. Até para evoluir precisamos estudar outros surfistas, outras pessoas, ouvir dicas, conversar com o técnico, o personal. Definitivamente não somos seres isolados.

A forma que lidamos com essas relações é que constroem a vida ao nosso redor. O que temos construído ao redor da nossa existência? Você já parou para perceber isso? O que temos feito da nossa vida? Você caminha com o Criador das Ondas? Você busca relacionamento com ele para sua vida?

Hoje em dia ouvimos muito as pessoas falarem de um Deus pessoal, um Deus que está conosco todos os dias e isso tem criado uma confusão na cabeça de muitos. Dia desses um brother falou assim: “Minha história é entre eu e Deus” não preciso desse lance de comunidade, de igreja. Isso é uma ilusão.

A história do Deus pessoal, que é real, acabou deixando uma idéia confusa e errada na cabeça da galera de que não precisa se relacionar com uma comunidade.

Precisamos fazer parte de uma comunidade. Isso é fundamental para viver. Não estou falando necessariamente de uma igreja. Comunidade é feita por pessoas que, juntas, buscam realizar algo. Falo em fazer parte de uma comunidade que busque o bem e a paz uns dos outros. Isso tem haver com cristianismo, isso tem haver com a proposta de Jesus. Cuidar uns dos outros, promover justiça, paz, saúde, ecologia, cuidar dos pequenos. Tudo isso tem haver com uma vida com sentido.

Portanto, antes de acharmos que somos auto-suficientes, paremos e reflitamos sobre o viver em comunidade. Ela, a comunidade, é verdadeiramente o lugar onde as pessoas crescem em espírito e em verdade de vida.

Boas Ondas.

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias