terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Minha onda, meu pico

Fala Galera,
A cada dia que passa a nossa sociedade se torna mais individualista. É natural nos diálogos ouvirmos comentários como: “Minha vida”, “Meu carro”, “Meus bens”, “Meus problemas”. Esse tipo de comportamento migra para todas as áreas da vida.

Acabamos por perceber que criamos “mundinhos” para nós mesmos. Hoje vivemos isolados em nossos computadores pessoais e nossas páginas de relacionamentos que nos remetem a uma sensação de possuirmos muitos amigos. Muito desse sentimento é ilusão, pois a cada momento o ser humano tem se isolado mais e mais da vida e dos relacionamentos.

Lembro de uma época que o surf era mais uma irmandade. Hoje ainda existe, mas as novas gerações são mais isoladas e cada um fica na sua com relacionamentos mais superficiais. Via-se mais irmandade “nas antigas” do que hoje e isso é fruto de uma sociedade tida como egoísta, egocêntrica. Precisamos refletir sobre essas questões.

No mundo religioso vemos pessoas preocupadas consigo sem ligar para a situação do outro, do próximo. É um tal de “minha bênção” que se esquece que o principal ensino do Criador das Ondas era sobre amar ao outro. Deixamos de viver uma religião comunitária que cuida do mais frágil para viver uma religião egoísta, egocêntrica.

Precisamos perceber que nossa vida passa pela vida do próximo. Não podemos ser seres voltados somente para nós mesmos. Nós nos encontramos no outro. O outro é onde eu me completo. Adianta fazer um surf solitário sem os amigos a vida toda? Precisamos de momentos solitários, mas é no grupo que nos desenvolvemos como seres humanos.


Portanto, antes de achar que a vida se limita somente a você e sua prancha, perceba que ela é muito mais complexa e simples ao mesmo tempo. A vida precisa ser vivida e compartilhada com os amigos e os relacionamentos que possuímos. É em grupo que podemos ajudar melhor quem sofre, quem tem fome, quem precisa de apoio. Essa é a missão maior que todo ser humano precisa assumir.

Boas Ondas

Nenhum comentário:

Se liga nas notícias